quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Avaliação de Sociologia sobre Trabalho Formal, Florestan Fernandes, Indios, Negros, Imigrantes, Getúlio Vargas, CLT, Carteira do Trabalho, Os Soldados da Borracha e o Agronegócio.


1. É o trabalho com benefícios e carteira profissional assinada. Consiste em trabalho fornecido por uma empresa, com todos os direitos trabalhistas garantidos.O papel ocupado ou a função que a pessoa desempenha em alguma atividade econômica lhe confere uma remuneração. Esse tipo de trabalho chama-se:
 
A) Formal 
B) Informal  
C) Temporário 
D) Decente 
E) Subemprego

2. É o trabalho sem vínculos ou benefícios fornecidos por uma empresa, sem carteira assinada, renda fixa e férias pagas. Indiscutivelmente, o fator que dá força ao trabalho informal no Brasil é o excesso de tributos incidentes sobre o emprego. O problema do Brasil nesse campo é que a lei trabalhista é uma lei única tanto para uma mega empresa, quanto para uma microempresa, e isso cria um problema porque são situações diferentes. Esse tipo de trabalho chama-se:

A) Formal 
B) Informal 
C) Temporário 
D) Decente  
E) Autônomo

3. Foi um sociólogo que em toda a sua obra sempre se colocou sob o ponto de vista dos excluídos. De origem bastante humilde, descendente de imigrantes portugueses que não tiveram sucesso em São Paulo, começou a trabalhar desde criança, vivendo em condições adversas na região central da São Paulo da década de 1930. Com muito esforço e dividindo seu tempo entre trabalho e estudo, conseguiu se formar e tornar-se professor. s primeiras produções intelectuais de datam da década de 1940 – época em que também obteve sua graduação e pós-graduação em sociologia –, já demonstrando um forte interesse pelo folclore e pela cultura negra. Apesar de ser um grande intelectual – um dos maiores do século XX no Brasil – Florestan nunca deixou para trás suas idéias políticas, marcadas pela influência da filosofia marxista e do socialismo. Esse pensador chama-se:

A) Florestan Fernandes 
B) Émille Durkheim  
C) Karl Marx
D) Max Weber  
E) August Comte

4. Em geral, os nossos tupinambás ficaram admirados ao ver os franceses e os outros dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabotã, isto é, pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: “Por que vindes vós outros, mairs e pêros (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?”
LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil. In: FERNANDES, F. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 1974.
O viajante francês Jean de Léry (1534-1611) reproduz um diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido:

A) do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais.
B) da preocupação com a preservação dos recursos ambientais.
C) do interesse de ambas em uma exploração comercial mais lucrativa do pau-brasil.
D) da curiosidade, reverência e abertura cultural recíprocas.
E) da preocupação com o armazenamento de madeira para os períodos de inverno.

5. Governou o país de 1930 a 1945 e, depois, de 1951 a 1954. Passou à história como o “pai dos pobres” e o “presidente dos trabalhadores”, aquele que criou a Carteira do Trabalho, em 1932, e assinou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1º de maio de 1943. Esse Presidente eleito chama-se:

A) Getúlio Vargas 
B) Lula 
C) Jânio Quadros 
D) João Goulart 
E) Itamar Franco.

6. Nasceu como a materialização de um vasto conjunto de direitos que, aos poucos, passaram a garantir ao trabalhador benefícios como o descanso semanal, as férias remuneradas, o sistema previdenciário, o seguro-desemprego, o 13º salário e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Significou também a instituição da ideia de formalidade no universo trabalhista, uma vez que antes dela não havia nenhum principio de regulação das atividades profissionais. Esse documento chama-se:

A) Carteira do Trabalho 
B) Registro Geral 
C) Certidão de Nascimento
D) CPF 
E) Carteira de Sindicato

7. Um dos episódios mais marcantes da história do trabalho no Brasil é também um dos menos lembrados. Em 1942, em meio à Segunda Guerra Mundial, o japão, então reponsável por 97% da produção de borracha no mundo, cortou o fornecimento para os países inimigos. Foi nesse contexto que levou o presidente Getúlio Vargas a firmar os Acordos de Washington, que estabeleciam que o governo norte-americano investisse maciçamente no financiamento da produção de borracha na Amazônia. Em contrapartida, o governo brasileiro deveria organizar o encaminhamento de grandes contingentes de trabalhadores para os seringais. Tratados como verdadeiros heróis de guerra, passaram dificuldades de chegada à Amazônia, padeciam diante da total ausência de assistência médica e dos inúmeros conflitos entre trabalhadores e proprietários de terras. Esse heróis de guerra chamam-se:

A) Soldados da Borracha 
B) Imigrantes do Brasil 
C) Filhos do Brasil
D) Nordestinos do Ceará 
E) Bandeiras Paulista

8. Durante muito tempo,o trabalho feminino foi visto como essencialmente doméstico. Os costumes foram criando uma lista de ocupações femininas: parteiras, amas de leite, empregadas domésticas, fiandeiras, rendeiras, costureiras, tecelãs. Também entre as mulheres foram constantes as lutas por melhor remuneração, férias, 13º salário, diminuição da jornada de trabalho. O Código Civil de 1917 designava o marido como chefe da família. A Constituicção de 1988 instituiu a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres. Essa questão refere-se a(aos):

A) Mulher 
B) Crianças 
C) Juventude 
D) Imigrantes 
E) Africanos

9. Definido como a aplicação do capitalismo ao trabalho no campo. Caracterizado pela agricultura intensiva e pelo uso extenso da tecnologia. Ele abraca diferentes etapas da cadeia produtiva, referindo-se, de forma ampla, ao conjunto de atividades à agropecuária. Esse modelo de economia chama-se:

A) Agronegócio 
B) Agricultura familiar 
 C) Agricultura sustentável
D) Desmatamento 
E) Agricultura de roça

10. Povos estrangeiros que durante o século XIX não apenas contribui para o enriquecimento cultural da sociedade brasileira e para a valorização, mas também representou um novo desafio para o problema da mão de obra no país. Esses povos estrangeiros são os chamados:

A) Imigrante 
B) Migrantes 
C) Emigrantes 
D) Fugitivos 
E) Neo americanos

Gabarito: 1-A; 2-B; 3-A; 4-A; 5-A; 6-A; 7-A; 8-A; 9-A; 10-A 

Fonte: Almeida Cavalcante

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...