quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Avaliação de Sociologia sobre Émile Durkheim, Fatos Sociais, Solidariedade, Ética e Mercado, Direito e Anomia


1. De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo:
A) Exteriores ao indivíduo, expressivos e generalizados.
B) Generalizados, expressivos e naturais.
C) Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados. 
D) Coercitivos, naturais e expressivos.
E) Expressivos, coercitivos e generalizados.
2. É apontado como um de seus primeiros grandes teóricos. Ele e seus colaboradores se esforçaram por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constituí-la como disciplina rigorosamente científica. Definiu com precisão o objeto de estudo da Sociologia, estabeleceu um método para analisar os fenômenos sociais e escreveu várias obras, dentre elas podemos citar: As regras do método sociológico; Da Divisão do Trabalho Social; O Suicídio; As Formas Elementares da Vida Religiosa. Esse pensador chama-se:

A) Émille Durkheim 
B) Karl Marx 
C) Max Weber
D) August Comte
C) Florestan Fernandes

3. Tipo de solidariedade que predominava nas sociedades pré-capitalistas onde os indivíduos se identificavam por meio da família, religião, tradição e costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão do trabalho social.
A)Orgânica 
B)Moderna 
C)Mecânica 
D)Tribal 
 E) Asiática

4. Tipo de solidariedade típica das sociedades capitalistas, em que, pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornavam interdependentes. Essa interdependência garante a união social, em lugar dos costumes, tradições ou relações sociais estreitas, como ocorre nas sociedades contemporâneas.
A)Orgânica 
B)Moderna 
C)Mecânica 
D)Tribal 
E) Asiática

5. Marque as opções que falam de Direito e Anomia:

A) Na solidariedade mecânica a pessoa que transgride as regras sofre o direito penal ( é punido por todos) tendo em vista que o mal feito a um atinge a todos, porque representa uma ruptura com os elos de solidariedade que tão fortemente unem o grupo
B)Nas sociedades complexas em que precisamos ser solidário não porque somos iquais, mais justamente porque somos diferentes também convivemos com regras mais a falta desta não afeta o coletivo e sim a pessoa separadamente a punição e o direito restitutivo onde o transgressor repara o erro com aquele que foi prejudicado.
C)os seres humanos são naturalmente egoísta.
D)Apenas as opções A e B Nos fala sobre
Direito e Anomia
E)Nenhuma.

6. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Émile Durkheim, é correto afirmar:
A) O conflito geracional produz anomia social, dada a incapacidade de os mais velhos compreenderem as aspirações dos mais novos.
B) Os padrões do que se considera saudável e belo são exemplos de fato social e, portanto, são suscetíveis de
exercer coerção sobre o indivíduo.
C) Normas são prejudiciais ao desenvolvimento social por criarem parâmetros e regras que institucionalizam o agir dos indivíduos.
d) A consciência coletiva é mais forte entre os jovens, voltados que estão a princípios menos individualistas e egoístas.
E) A base para a formação de princípios morais e de solidez das instituições são os desejos individuais, visto estes traduzirem o que é melhor para a sociedade.
 
7. A Sociologia surge no século XIX, momento marcado por uma intensa crise social na Europa. Émile Durkheim não deixou de ser influenciado por esse contexto. Nesse sentido, um dos seus objetivos era fazer da Sociologia uma disciplina científica capaz de criar repostas aos desafios enfrentados pela sociedade moderna.
Entre os desafios, colocava-se a crescente contradição entre capital e trabalho, entendida pelo autor como um exemplo dos efeitos de um estado de anomia, caracterizado
 
A) Pela excessiva regulamentação estatal sobre as atividades econômicas.
B) Pela intensificação dos laços de solidariedade mecânica no interior das corporações.
C) Pela ausência de instituições capazes de exercerem um poder moral sobre os indivíduos.
D) Pelo aprofundamento da desigualdade econômica.
E) Pela presença forte do Estado na Economia.
 
8. Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da Sociologia, segundo Emile Durkheim.
A) A cultura, resultado das relações de produção e da divisão social do trabalho.
B) O fato social, exterior e coercitivo em relação à vontade dos indivíduos.
C) O conflito de classes, base da divisão social e transformação do modo de produção.
D) A sociedade, produto da vontade e da ação de indivíduos que agem independentes uns dos outros.
E) A ação social que define as inter-relações compartilhadas de sentido entre os indivíduos.

9. Leia o fragmento do texto a seguir de Daniela Vasconcellos Gomes.
A FAMÍLIA DE ONTEM E DE HOJE
O que é uma família? Qual sua função? Um casal com filhos? E o casal sem filhos é família? E irmãos sem seus pais? O pai da madrasta é da família? E os avós, tios, primos, os parentes do atual marido/mulher são da família? Existe ex-família? E os casais homossexuais? O que dizer sobre uma mulher que engravidou por inseminação artificial? Afinal, somente é considerada família aquele modelo tipo tradicional, o famoso estereótipo de família feliz de comercial de margarina? As ideias sobre a família são muito diversas, contraditórias. Ao longo dos anos modificam-se para acompanhar o avanço da sociedade e demonstrar padrões de comportamento, normas sociais, conformismo ou rebeldia, valores morais e éticos, sentimentos como dor, alegria, orgulho ou decepção. Disponível em: http://www.jornalinformante.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5677:a-familia-de-ontem-e-de-hoje&catid=40:cat-opinioes&Itemid=37 Acesso em: 30/09/2011

A família é uma das principais instituições sociais responsável pelo primeiro contato de uma criança com o mundo e sua maneira de se organizar. A respeito da família, é possível inferir que
A) enquanto instituição, perdeu totalmente sua função, portanto está fadada a desaparecer, restando ao individuo somente a si mesmo.
B) deve permanecer inalterada a família moderna. Mesmo com todas as mudanças ocorridas na sociedade, o padrão único deve ser mantido.
C) deve ser definida como básica aquela que é composta por pai, mãe e filho, evitando outras variações por se tratar de uma importante instituição social e esses serem os principais atores sociais.
D) permaneceu com seu conceito intacto, apesar das mudanças ocorridas na sociedade em decorrência dos avanços tecnológicos.
E) a definição de um padrão único de família é ilusória, mesmo com todos os avanços tecnológicos e as mudanças ocorridas na sociedade moderna.

Gabarito 1-C;2-A; 3-C; 4-A; 5- E; 6-B; 7-C; 8-B; 9-E

Fonte: Almeida Cavalcante

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...