1.
Com ele, passeamos pelas passagens de Paris, espaços de consumo e
socialização que de certa forma antecederam as lojas de
departamento e os shoppings centers de hoje. Nos fez prestar atenção
aos detalhes da cidade, aos cartazes e propagandas que decoravam a
capital francesa no início do século XX. Ele nos levou a conhecer
ainda as formas de arte e entretenimento – a fotografica, o cinema,
os panoramas – que surgiam na virada do século XIX para encanto
dos homens e mulheres europeus. Esse pensador chama-se:
A)
Walter Benjamin
B) Émille
Durkheim
C)
Karl Marx
D)
Max Weber
E)
August Comte
2.
(UFRJ) A rede
McDonald s foi fundada na década de 1940 por Dick e Maurice
McDonald, mas comprada e vastamente expandida por Ray Kroc a partir
dos anos 1950. Kroc, um imigrante tcheco, foi aparentemente o
primeiro empresário que aplicou os princípios da produção em
massa a um setor de serviços. Em conseqüência de suas inovações,
hoje cerca de 50 milhões de pessoas por dia comem em um McDonald s
em mais de 120 países. Adaptado de BURKE, Peter. "Folha de São
Paulo", 15/04/2007. A rede McDonald s tornou-se um dos símbolos
de algumas das principais mudanças, ocorridas em diversos países,
nos últimos cinqüenta anos. Sua história se confunde com a das
relações econômicas internacionais. Uma mudança que pode ser
representada pela expansão dessa rede e sua respectiva causa
histórica são:
A)
Mundialização da cultura - extinção da dualidade local/global
B)
Padronização do consumo - expansão de empresas transnacionais
C)
americanização dos costumes - internacionalização tecnológica do
setor industrial
D)
Uniformização dos hábitos alimentares - integração mundial dos
mercados nacionais
E)
Capitalização da economia – O capitalismo versus o socialismo
3.
É o nome dado a um sistema econômico baseado da divisão de
trabalho em que os preços de bens e serviços são livremente
determinados de acordo com a oferta e a demanda. Esse tipo de
sistema é chamado de:
A)
Economia de mercado
B) Economia planejada
C) Economia rural
D)
Economia digital
E) Economia popular
4.
São bens que podem ser
usados durante um grande período tempo, ou seja, aqueles que não se
esgotam no ato de sua utilização. Exemplos: Eletrodomésticos,
automóveis, imóveis etc.
A)
Bens duráveis
B) Bens não duráveis
C) Bens essenciais
D) Bens
supérfulos
E) Bens tangíveis
5.
São os bens que, ao contrário daqueles considerados essenciais, não
são imprescindíveis à sobrevivência ou à garantia da dignidade.
Eles se prestam ao aumento do conforto e do bem-estar de quem os
consome. Podem ser duráveis ou não duráveis. Exemplos: Vídeo
game, automóvel, refrigerante etc.
A)
Bens duráveis
B) Bens não duráveis
C) Bens essenciais
D) Bens
supérfulos
E) Bens tangíveis
6.(Unicentro
2012) A cultura feita em série, industrialmente, para o grande
número, passa a ser vista não como instrumento de crítica e de
conhecimento, mas como produto trocável por dinheiro e que deve ser
consumido como se consome qualquer outra coisa. (COELHO, 1980, p.
26). Sobre o tema cultura de massas, é correto afirmar:
A) O conceito de
“massa” se refere apenas ao proletariado ou aos trabalhadores
braçais.
B) A
industrialização e a economia de mercado possibilitaram as
condições necessárias para sua existência.
C) Esse tipo de
cultura sempre existiu nas sociedades, independentemente da sua forma
de produção.
D) A busca de
reflexão e de uma atitude ativa do consumidor caracterizam a demanda
da cultura de massa.
E) Sua produção é
uma responsabilidade das mesmas pessoas que a consomem.
7.
É
um
tipo de
dança
e
música
de
Pernambuco.
É originária da Ilha de Itamaracá.
Criada
pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando eles
chegarem do mar. Caracteriza-se pela formação de uma grande roda,
geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som
de ritmo lento e repetido. Considerada patrimônio cultural imaterial
do Brasil, essa
dança denomina-se:
A)
Quadrilha
B) Tambor de Crioula
C) Ciranda
D) Fandango
E) Maculelê
8. É uma pesquisa domiciliar que tem como objetivo principal obter informações sobre a estrutura de orçamentos das famílias, ou seja, quanto ganham (sua receita) e qual a destinação de seu dinheiro
(suas
despesas). Analisa a composição dos gastos e do consumo das
famílias segundo as classes de
rendimento,
num período de 12 meses e permite verificar, na comparação com as
pesquisas nteriores, algumas mudanças expressivas nas despesas e nos
hábitos dos brasileiros. Essa pesquisa chama-se:
A)
POF (Pequisa de Orçamento Familiar)
B)
Pesquisa FGV
C) Ibope
D)
Data Folha
E) Dieese
9.
Antropóloga,
professora de antropologia da Universidade Federal Fluminense e
consultora da Escola de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro, em
seu livro Sociedade de Consumo. antropóloga decompõe em cinco
seções o conteúdo de suas investigações que aparecem fortemente
vinculadas. As denominações das seções aparecem na seguinte
seqüência: Sociedade, cultura e consumo; Origens históricas da
sociedade de consumo; As mudanças históricas; Sociedade de consumo:
características sociológicas, Estudos de consumo no Brasil. Essa
pensadora chama-se:
A)
Lívia Barbosa.
B) Bárbara de Alencar
C) Irlys Barreira
D)
Hannah Arendt
E) Simone Beavouir
10.
Dentre as frases a seguir, IDENTIFIQUE aquela
que expressa a principal função das propagandas em uma sociedade de
consumo.
A) Informar os
consumidores acerca das virtudes dos produtos.
B) Divulgar o
produto para atingir uma demanda já existente.
C) Esconder os
problemas dos produtos.
D) Criar a
necessidade de consumo do produto, alavancando assim a demanda.
E) Aumentar o
consumo do produto através da divulgação da sua marca.
Gabarito: 1-A; 2-B; 3-a; 4-A; 5-D; 6-B; 7-C; 8-A; 9-A; 10-D.
Fonte: Almeida Cavalcante
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