quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Avaliação de Sociologia sobre Economia de Mercado, Padrões de Consumo, Bens Culturais e Pesquisa de Orçamento Familiar (POF)


1. Com ele, passeamos pelas passagens de Paris, espaços de consumo e socialização que de certa forma antecederam as lojas de departamento e os shoppings centers de hoje. Nos fez prestar atenção aos detalhes da cidade, aos cartazes e propagandas que decoravam a capital francesa no início do século XX. Ele nos levou a conhecer ainda as formas de arte e entretenimento – a fotografica, o cinema, os panoramas – que surgiam na virada do século XIX para encanto dos homens e mulheres europeus. Esse pensador chama-se:

A) Walter Benjamin 
B) Émille Durkheim  
C) Karl Marx
D) Max Weber    
E) August Comte

2. (UFRJ) A rede McDonald s foi fundada na década de 1940 por Dick e Maurice McDonald, mas comprada e vastamente expandida por Ray Kroc a partir dos anos 1950. Kroc, um imigrante tcheco, foi aparentemente o primeiro empresário que aplicou os princípios da produção em massa a um setor de serviços. Em conseqüência de suas inovações, hoje cerca de 50 milhões de pessoas por dia comem em um McDonald s em mais de 120 países. Adaptado de BURKE, Peter. "Folha de São Paulo", 15/04/2007. A rede McDonald s tornou-se um dos símbolos de algumas das principais mudanças, ocorridas em diversos países, nos últimos cinqüenta anos. Sua história se confunde com a das relações econômicas internacionais. Uma mudança que pode ser representada pela expansão dessa rede e sua respectiva causa histórica são:
A) Mundialização da cultura - extinção da dualidade local/global
B) Padronização do consumo - expansão de empresas transnacionais
C) americanização dos costumes - internacionalização tecnológica do setor industrial
D) Uniformização dos hábitos alimentares - integração mundial dos mercados nacionais
E) Capitalização da economia – O capitalismo versus o socialismo

3. É o nome dado a um sistema econômico baseado da divisão de trabalho em que os preços de bens e serviços são livremente determinados de acordo com a oferta e a demanda. Esse tipo de sistema é chamado de:
 
A) Economia de mercado 
B) Economia planejada 
C) Economia rural
D) Economia digital 
E) Economia popular

4. São bens que podem ser usados durante um grande período tempo, ou seja, aqueles que não se esgotam no ato de sua utilização. Exemplos: Eletrodomésticos, automóveis, imóveis etc.
 
A) Bens duráveis 
B) Bens não duráveis 
C) Bens essenciais 
D) Bens supérfulos 
E) Bens tangíveis

5. São os bens que, ao contrário daqueles considerados essenciais, não são imprescindíveis à sobrevivência ou à garantia da dignidade. Eles se prestam ao aumento do conforto e do bem-estar de quem os consome. Podem ser duráveis ou não duráveis. Exemplos: Vídeo game, automóvel, refrigerante etc.

A) Bens duráveis 
B) Bens não duráveis 
C) Bens essenciais 
D) Bens supérfulos 
E) Bens tangíveis

6.(Unicentro 2012) A cultura feita em série, industrialmente, para o grande número, passa a ser vista não como instrumento de crítica e de conhecimento, mas como produto trocável por dinheiro e que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa. (COELHO, 1980, p. 26). Sobre o tema cultura de massas, é correto afirmar:

A) O conceito de “massa” se refere apenas ao proletariado ou aos trabalhadores braçais.
B) A industrialização e a economia de mercado possibilitaram as condições necessárias para sua existência.
C) Esse tipo de cultura sempre existiu nas sociedades, independentemente da sua forma de produção.
D) A busca de reflexão e de uma atitude ativa do consumidor caracterizam a demanda da cultura de massa.
E) Sua produção é uma responsabilidade das mesmas pessoas que a consomem.

7. É um tipo de dança e música de Pernambuco. É originária da Ilha de Itamaracá. Criada pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando eles chegarem do mar. Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido. Considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil, essa dança denomina-se:
 
A) Quadrilha 
B) Tambor de Crioula 
C)  Ciranda 
D)  Fandango 
E)  Maculelê


8. É uma pesquisa domiciliar que tem como objetivo principal obter informações sobre a estrutura de orçamentos das famílias, ou seja, quanto ganham (sua receita) e qual a destinação de seu dinheiro
(suas despesas). Analisa a composição dos gastos e do consumo das famílias segundo as classes de
rendimento, num período de 12 meses e permite verificar, na comparação com as pesquisas nteriores, algumas mudanças expressivas nas despesas e nos hábitos dos brasileiros. Essa pesquisa chama-se:

A) POF (Pequisa de Orçamento Familiar) 
B) Pesquisa FGV 
C) Ibope
D) Data Folha 
E) Dieese

9. Antropóloga, professora de antropologia da Universidade Federal Fluminense e consultora da Escola de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro, em seu livro Sociedade de Consumo. antropóloga decompõe em cinco seções o conteúdo de suas investigações que aparecem fortemente vinculadas. As denominações das seções aparecem na seguinte seqüência: Sociedade, cultura e consumo; Origens históricas da sociedade de consumo; As mudanças históricas; Sociedade de consumo: características sociológicas, Estudos de consumo no Brasil. Essa pensadora chama-se:

A) Lívia Barbosa. 
B) Bárbara de Alencar 
C) Irlys Barreira
D) Hannah Arendt 
E) Simone Beavouir


10. Dentre as frases a seguir, IDENTIFIQUE aquela que expressa a principal função das propagandas em uma sociedade de consumo.

A) Informar os consumidores acerca das virtudes dos produtos.
B) Divulgar o produto para atingir uma demanda já existente.
C) Esconder os problemas dos produtos.
D) Criar a necessidade de consumo do produto, alavancando assim a demanda.
E) Aumentar o consumo do produto através da divulgação da sua marca.

Gabarito: 1-A; 2-B; 3-a; 4-A; 5-D; 6-B; 7-C; 8-A; 9-A; 10-D.

                                  Fonte: Almeida Cavalcante

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