quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Avaliação de Filosofia sobre Desafios éticos contemporâneos, Eutanásia, Bioética e Alteridade. Pensadores Hans Jonas, Emanuel Levinas, Habermas e Michel Serres.



1. É o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão, decisão e normas morais – das ciências da vida e do cuidado da saúde. Considera, portanto, questões como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.


A) Ética  
B) Bioética
C) Pró-ética 
D) Natura ética 
E) Química ética.

2. Morte serena, sem sofrimento. Prática, sem amparo legal, pela qual se busca abreviar sem dor ou sofrimento a vida dum enfermo incurável e terminal.


A) Eutanásia 
B) Bioética 
C) Suicídio assistido 
D) Distanásia  
E) Ortotanásia.


3. Mais conhecido como Dr. morte, foi um médico nascido em Detroit que defendia o direito de pacientes terminais praticarem o suicídio assistido, e auxiliava, neste sentido, aqueles que o procuravam. Esse doutor chamava-se:


A) Jack Kevorkian 
B) Dráuzio Varella  
C) Ivo Pitanguy
D) Adib Jatene 
E) Hipócrates


4. Filósofo alemão de origem judaica, estudou filosofia e teologia. Com a ascensão do Nazismo, refugiou-se na Inglaterra e depois na Palestina. Ensinou na Universidade Hebraica de Jerusalém; transferiu-se para o Canadá e os Estados Unidos. De sua obra destacam-se os seguintes livros: O princípio vida: fundamentos de uma biologia filosófica (1996), o princípio responsabilidade (1979) e Técnica, medicina e ética (1985). Esse pensador chama-se:


A) Hans Jonas 
B) Gilles Lipovetsky 
C) Zygmunt Bauman
D) Emanuel Levinas 
E) Michel Serres

5. O seu pensamento foi muito influenciado pelo holocausto nazista. Toda a filosofia ocidental, foi pensada segundo a lógica de dominação do ser humano por outro ser humano. Daí a necessidade urgente de dirigir-se ao outro, àquele que não sou eu, não para dominá-lo nem para ser dominado por ele. Esse pensador chama-se:


A) Hans Jonas 
B) Gilles Lipovetsky 
C) Zygmunt Bauman
D) Emanuel Levinas 
E) Michel Serres



6. A sua filosofia é necessário, portanto, voltar-se para o outro. Essa é, pensava Lévinas, a tarefa da filosofia contemporânea. Isso significa colocar a ética em primeiro lugar, pois é da relação com o outro que surge o questionamento moral. É uma palavra que provém do latim, alter, que significa 'outro'. Essa filosofia e palavra de origem latina é:


A) Alteridade 
B) Ética 
C) Alternativa 
D) Bioética 
E) Comunicação.

7. Dedicou-se a analisar a ética do discurso e suas ideias exercem grande influencia nos debates éticos e políticos contemporâneos. Um dos conceitos fundamentais do seu pensamento é o da comunicação. Agimos e interagimos com outras pessoas por meio da comunicação. Filósofo e sociólogo alemão. Suas obras destacam-se: Técnica e ciência como ideologia (1968), Teoria do agir comunicativo (1981). Esse pensador chama-se:


A) Hans Jonas 
B) Gilles Lipovetsky
C) Habermas
D) Emanuel Levinas 
E) Michel Serres


8. (ENEM 2014) - Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma.

HABERMAS. J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

Segundo Habermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo(a)

A) Liberdade humana, que consagra a vontade.

B) Razão comunicativa, que requer um consenso.

C) Conhecimento filosófico, que expressa a verdade.

D) Técnica científica, que aumenta o poder do homem.

E) Poder político, que se concentra no sistema partidário.

9. Filósofo e membro da Academia Francesa, graduou-se em matemática e em filosofia. Seu doutorado foi orientado por Gaston Bacharelad. Foi professor em universidades francesas, entre as quais a sorbonne, e também na Universidade de Stanfor, nos USA. Seu pensamento transita por diversos campos científicos, bem como pela literatura, resultando em uma filosofia bastante singular, distinta da filosofia acadêmica francesa do sécluo XX. Esse pensador francês chama-se:


A) Hans Jonas 
B) Gilles Lipovetsky 
C) Zygmunt Bauman 
D) Emanuel Levinas 
E) Michel Serres



10. (ENEM 2016) A Promessa da tecnologia moderna se converteu em uma ameaça, ou essa se associou àquela de forma indissolúvel. Ela vai além da constatação da ameaça física. Concebida para a felicidade humana, a submissão da natureza, na sobremedida de seu sucesso, que agora se estende à própria natureza do homem, conduziu ao maior desafio já posto ao ser humano pela própria ação. O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui, para a teoria ética, uma terra de ninguém.
JONAS, H. O princípio da responsabilidade. Rio de janeiro; contraponto; Editora PUC-Rio, 2011 (adaptado).
As implicações éticas da articulação apresentada no texto impulsionam a necessidade de construção de um novo padrão de comportamento, cujo objetivo consiste em garantir o(a)
A) Pragmatismo da escolha individual.
B) Sobrevivência de gerações futuras.
C) Fortalecimento de políticas liberais.
D) Valorização de múltiplas etnias.
E) Promoção da inclusão social.

Gabarito: 1-B; 2-A; 3-A; 4-A; 5-D; 6-A; 7-C; 8-B; 9-E; 10-B.

Fonte: Professor Almeida Cavalcante

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...