quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Parceria leva cisterna às comunidades do semiárido
[ 11-Ago-2010 12:25 ]


     A CÁRITAS Diocesana de Itapipoca, juntamente com a Cooperação Espanhola, firmaram uma parceria de ajuda às comunidades rurais, pertencentes ao semiárido. A parceria prevê a construção de 71 cisternas calçadão que atenderão às comunidades dos municípios de Pentecoste e Itapajé.

     De acordo com fontes da Cáritas Diocesana, a escolha dos municípios beneficiados se fez seguindo as indicações do Fórum Regional, conforme os critérios de municípios com maior escassez de água, cujas cisternas do P1MC já foram concluídas.

   No último dia 27 de julho, numa primeira reunião, no município de Pentecoste, foi anunciado que serão contempladas as comunidades de Enxu, Calumbi e Serrote Branco. Na ocasião, os beneficiados foram informados da chegada dos recursos para o início dos trabalhos de construção das cisternas.

     Para Manuel da comunidade de Calumbi, é grande a expectativa, "principalmente para o uso no plantio de diversas culturas frutíferas e para melhorar a vida no semiárido, também para a criação de pequenos animais e o cultivo de canteiros e hortas na comunidade". Afirmou.

     Já para Silvana, "o P1+2 traz para as famílias uma sustentabilidade alimentar, elevando a auto-estima, garantindo que crianças, mulheres e homens possam produzir alimentos sem o uso de agrotóxicos".

     Ainda segundo ela, essa iniciativa de potencializar as comunidades rurais com o armazenamento de água, "estimula e sensibiliza as famílias a estarem produzindo agroecologicamente e, consecutivamente, respeitando os princípios da natureza". Conclui.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...