O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as reflexões dos textos e seminários organizados em sala de aula da Disciplina História e Linguagem. E servirá como ferramenta de avaliação desta Disciplina, tão importante para o nosso desenvolvimento acadêmico e metodológico na nossa vida docente como Professor de História.
Os textos discutidos foram: CANTORIA DE VIOLA: A REINVENÇÃO DA TRADIÇÃO de Simone Oliveira de Castro, e Imagens de Eduardo França Paiva, IRACEMA OU A FUNDAÇÃO DO BRASIL de Renato Janine Ribeiro, A HISTÓRIA DOS OBJETOS de Régis Lopes, O CINEMA NA HISTÓRIA de William Reis Meirelles e POESIA E MÚSICA EM CHICO BUARQUE DE HOLANDA de Irlys Barreira. Além destes textos, tivemos apresentação dos filmes: Mauá, O Imperador e o Rei de Sérgio Resende e Escritores da Liberdade. Onde iremos, aqui nestes textos e filmes relatar a importância desta disciplina para a nossa formação enquanto Professor de História.
2. DESENVOLVIMENTO
Em Cantoria de Viola, com a participação do repentista e cantador de viola Fonteneles, tivemos muitas reflexões sobre a Seca no Nordeste, as Meio Ambientes em relação ás mudanças climáticas, ora chuva, ora seca. Também sobre Políticas Públicas e sobre a Cultura no tocante ao Lampião. Sentimentos como o amor, família, pobreza, lutas e vitórias do homem nordestino. Em sala de aula, tivemos uma grande participação de todas as equipes. Onde foram feitas atividades dentro do tema proposto.
Em História e Imagens de Eduardo Paiva, trabalhamos de formas diversas com as imagens, como fontes privilegiadas da iconografia, que ela atua com registros históricos realizados como meio de ícones, de imagens pintadas, desenhadas, impressas ou imaginadas, etc.
Em Iracema ou a Fundação do Brasil, os textos foram trabalhados com leituras e com apresentação de slides de imagem de Iracema. Onde abordou sobre José de Alencar e seu romance histórico, que fala de Martim Soares Moreno e a “virgem dos lábios de mel”. Os estudantes de História usaram uma cartolina, como metodologia para relacionar o nome de IRACEMA com o nome da AMÉRICA, ou seja, um anagrama no livro de José de Alencar. Mostra-se que o autor de Iracema, tinha conhecimentos matemáticos e históricos.
No texto A HISTÓRIA DOS OBJETOS de Régis Lopes, tivemos uma participação cultural dos objetos por Francisca Pessoa, onde foram mostrados os seus trabalhos artesanais como objetos: carteiras, bolsas feitas do couro do peixe, quadros, sandálias de couros e roupas, pratos, chapéus, espingardas e vários objetos educativos e culturais do passado e presente. Com estes objetos começou a discussão em sala sobre este tema, importante para o nosso estudo e implementação da nossa metodologia como Professor de História.
O Cinema na História ocorreu uma leitura com a participação da turma e reflexão sobre o filme histórico a ser trabalhado nesta Disciplina.
Em Poesia e Música, a equipe desenvolveu um excelente trabalho de música com a participação da Banda de Música da nossa cidade. Onde foram tocadas e relembradas Músicas Popular Brasileira e foi tocada e cantada por todos o Hino Municipal da nossa cidade. Estas músicas são importantes para os professores usarem em sala de aula com seus alunos como reflexão do tempo histórico e tempo atual.
Em relação aos filmes Mauá e os Escritores de Liberdade foram de suma importância para a formação da nossa turma, de futuros professores de História. Em Mauá, o filme retrata uma vida de um grande homem, que lutou para o desenvolvimento do Segundo Império e que foi injustamente prejudicado pelo Rei e os seus aliados. Se houve atraso no desenvolvimento industrial foi por causa da Monarquia brasileira. Mas, ele venceu e deixou o legado do seu pioneirismo, enquanto um homem preocupado com a industrialização, comércio e as ferrovias como transporte importante para o Brasil. Além de valorizar a economia com fundação de bancos importantes naquele momento do surgimento de uma nação, ainda saindo do domínio colonial.
Em Escritores da liberdade é um filme que retrata sobre a metodologia de uma Professora Erin em sala de aula num ambiente de desordem e sem disposição dos seus alunos. A Professora assume uma turma de alunos problemáticos numa escola que não esta nenhuma pouca dispostas a investir em acreditar nestes garotos. Porém, ela consegue dominar a turma, usando a memória como fundamento para os seus alunos se conhecerem a si mesmo. Então, ela criou um Projeto de Leitura e Escrita iniciada com o livro “O Diário de Anne Frank” como modelo para seus alunos. Onde os alunos poderão registrar em seus cadernos, o que quiserem sobre suas vidas. A Professora fornece aos alunos um elemento real de comunicação, que permite se libertarem dos seus medos, ânsias, aflições e inseguranças.
Hoje em dia, alguns jovens vivem em casa convivendo com a violência domestica, as drogas e o desemprego. Porém, envolvem-se em situações cruéis como a exemplo do filme aqui citado. Esta realidade esta presente no mundo. É importante, refletir o fato de a professora buscar conhecer melhor seus alunos, fazendo o levantamento do conhecimento prévio deles, depois fez iniciativas de como trabalhar com eles. É necessário que nós como agente da Nova História nos envolvam dentro do processo educativo através de reflexões dentro desta metodologia.
3. Referência Bibliográfica
3.1 História e Imagens, França Paiva, Eduardo, Ed. Autêntica. B. H 2002
3.2 A História dos Objetos, Ramos, Francisco Régis Lopes, Argos, 2004.
3.3 O Cinema na História, Meirelles,William Reis.
3.4 Iracema ou a Fundação do Brasil, Janine Ribeiro, Renato
3.5 Cantoria de Viola: A Reinvenção da tradição. Simone Oliveira de Castro.
3.6 Poesia e Música de Chico Buarque. Irlys Barreira
Socorro Maciel é Servidora Pública Municipal em Pentecoste na Área de Saúde e aluna do Curso de História UVA - Pentecoste.
Pentecoste, Julho de 2010
Fonte: Blog Danúsio ALMEIDA
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