sexta-feira, 10 de setembro de 2010

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso por Glauber Moraes!

Ha escolha não foi um stress já estava tudo esquematizado
Que temas trabalhar no TCC?


Ao início do tcc, a primeira luz foi rever os trabalhos que já estavam sendo encaminhados e rever o projeto de estágio e seus resultados.

Repensar os temas que temos afinidades e buscar a segurança em um tema é importante.



Alguns desafios foram lançados como formular o problema de pesquisa!



Agora a dúvida era que tema e que pergunta fazer para formular um estudo:



"Meu objetivo no trabalho de TCC do semestre é desenvolver pesquisas voltadas a tecnologias na sala de aula, informática e recursos midiáticos. Como estou ingressando no curso de especialização em mídias na educação, pretendo fazer essa linha de pesquisa, investigando a atuação de projetos pedagógicos com o uso da web. Mas ainda existe o interesse em pesquisar a questão do meio ambiente e os projetos pedagógicos direcionados com essa proposta pedagógica. Também é muito interessante desvendar a questão do olhar sociológico na educação. Essas são linhas de pesquisa que muito me interessam e que fazem parte do meu mundo de trabalho. Como licenciado em Geografia também posso fazer contribuições nos estudos de alfabetização cartográfica nas séries iniciais que é universo de pesquisa rico em trabalho práticos e que fazem parte da rotina de professores das séries iniciais, mas as vezes nem sempre assimilada como uma construção cartográfica."



Após a leitura das considerações realizadas no semestre anterior, onde esse exercício já tinha perpassado, posso fazer o resgate e as sugestões de temas para o TCC:



SUGESTÕES DE TEMAS:

1) TICs no processo de ensino-aprendizagem através de PA no primeiro ano - estimulando a aprendizagem e desenvolvendo consciência ambiental.



Por que as TICs foram fundamentais para concretizar um projeto de aprendizagem no primeiro ano?

Que tipos de TICs devo utilizar em um PA no primeiro ano?

Que habilidades desenvolvemos quando sugerimos o desenvolvimento de um PA no primeiro ano?

É utopia ou realidade trabalhar com PA no primeiro ano?



2) Derrubando barreiras, estimulando aprendizagens através da compreensão do local através do olhar sociológico na educação.



O que é olhar sociológico na educação?

Por que o olhar sociológico faz diferença na prática pedagógica?

Como podemos desenvolver o olhar sociológico em professores de realidades distantes e visões distorcidas da realidade do local da escola em que atua?



3) Alfabetização cartográfica: a construção do mapear nas aulas de estudos sociais nas séries iniciais do ensino fundamental.



O que é alfabetização cartográfica?

Como iniciar o processo de alfabetização cartográfica?

Como devemos orientar os alunos a tornarem-se cartográfos conscientes dentro da leitura do espaço geográfico?

Que tipo de tecnologias podemos utilizar no laboratório de informática para desenvolver habilidades cartográficas em nossos alunos?





Meu tema para pesquisa no TCC: dentro desse universo de pesquisa quero me dedicar principalmente para a questão cartográfica - dentre todas as temáticas escolhidas me sinto mais tranquilo para desenvolver o tema da alfabetização cartográfica porque é a realidade que gosto de trabalhar, ensinar, aprender e pesquisar. Sinto-me seguro falar em cartografia, espaço, vivências, registros , google earth entre outros que irei utilizar nesse universo da cartografia nas séries iniciais. A minha habilitação em Geografia é o meu chão para essa pesquisa, e o meu chão também tem tornando-se a pedagogia e as séries iniciais e também a tecnologia na sala de aula. Quanto mais estudo mais seguro para falar do tema vou ficando. Eu opto por esse tema como estudo,



Sinto-me seguro também para pesquisar as duas outras opções no caso o PA no primeiro ano e a questão do olhar sociológico na educação, no caso desse último dae eu levaria mais tempo para pesquisar falas mais consistentes e objetos de pesquisas e dados já elaborados para resignificar o meus conhecimentos prévios sobre a temática, dentro dessa temática sempre defendo em reuniões que compreendo o aluno pelas entrelinhas iremos compreender o aluno, conseguindo e tendo mais facilidade para ter uma boa relação com esse aluno entendendo suas individualidades.

Postado por GLAUBER MORAES

Blog DAnúsio ALMEIDa

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...