sábado, 20 de novembro de 2010

20 de Novembro : Direto do Vida e Arte do O Povo

Consciência Negra: shows e passeio pelo Centro lembram data

Na Praça do Ferreira, o Dia da Consciência Negra será regado a muita música, a partir das 18 horas, culminando com o samba do cantor Jorge Aragão
20.11.2010| 02:00
O sambista carioca Jorge Aragão encerra a programação gratuita na Praça do Ferreira (DIVULGAÇÃO) 
O sambista carioca Jorge Aragão encerra a programação gratuita na Praça do Ferreira (DIVULGAÇÃO)

Trazendo como tema deste ano Consciência Negra 2010 - Revolta da Chibata, a programação da Prefeitura de Fortaleza, por meio de sua Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir) e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), acontece hoje (20), já a partir das 18 horas, na Praça do Ferreira (Centro), sendo gratuita.

Culminando com o show do sambista carioca Jorge Aragão, previsto para as 20 horas, o evento dá início com uma amostra de grupos locais, a exemplo do afoxé Oxum Odolá no espetáculo Dança dos Orixás, o Centro Cultural Capoeira Água de Beber, seguido pela Caravana Cultural (grupos de tambor de crioula e jongo), o rap do grupo PR e, por fim, os regueiros da Donaleda.

Até o final do mês, porém, a Coppir já tem programada uma série de atividades em outros locais, como Passeio Público, Mercado dos Pinhões e Biblioteca Pública Dolor Barreira. Informações encontram-se na Internet (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura).

Já no CCBNB (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro), a data será lembrada com a realização do já tradicional projeto PerCursos Urbanos. Mediado por Henrique Cunha Júnior, a saída acontece hoje (20), às 15 horas, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre a história do negro no Ceará, os vestígios de sua presença e os caminhos de afirmação de sua identidade.

QUEM É ELE

Henrique Cunha Júnior, professor universitário.
Professor titular da UFC, é membro do Núcleo das Africanidades Cearenses (NACE) e um dos fundadores da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

Fonte: Vida e Arte do Povo : http://www.opovo.com.br/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...