sexta-feira, 5 de novembro de 2010

UFC é a universidade federal que oferece mais vagas no País

A UFC vai oferecer 5.724 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Entre as federais que usarão o sistema, a do Ceará responde pela maior oferta de vagas. O Sisu, criado pelo MEC, seleciona candidatos do Enem para universidades e institutos federais

05.11.201001:30
Entre as instituições de ensino superior que usarão somente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para escolher os novos estudantes, a Universidade Federal do Ceará (UFC) é a que apresenta o maior número de vagas. Serão 5.724 vagas ofertadas para todo o País, distribuídas entre 102 cursos em Fortaleza, Sobral, Quixadá e na região do Cariri. Em seguida, vem a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com 3.920, e a Rural de Pernambuco (UFRPE), com 3.200.

Os dados foram divulgados na edição de ontem do jornal O Estado de São Paulo. No levantamento, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai servir como vestibular para pelo menos 83 mil vagas em 84 institutos e universidades federais, dos 97 existentes em todo o País. A previsão, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), é que todas essas vagas, no ano que vem, sejam ofertadas no Sisu, dispositivo online criado pelo ministério que seleciona candidatos do Enem para universidades e institutos federais.

Procurado pelo O POVO, o coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da Pró-reitoria de Graduação da UFC, Miguel Franklin, responsável pela oferta de vagas e pelo Sisu na universidade, confirmou a informação. Segundo o coordenador, do total, 4.097 vagas são destinadas para o primeiro semestre de 2011 e 1.627 para a segunda metade do ano. “Mas a gente vai fazer uma só chamada para o início e para o meio do ano”, esclareceu o coordenador.

Franklin garantiu que o número de vagas disponíveis será praticamente o mesmo da época do vestibular tradicional. Haverá mudanças apenas nos cursos que a universidade teve de separar a licenciatura do bacharelado. As vagas que antes eram destinadas a um curso só serão divididas para as duas formações. “É uma orientação do MEC que os cursos sejam separados por grau, porque o Sisu já contempla essa recomendação. Quando a pessoa for escolher, ela vai ter de escolher um dos dois”, orientou. Os cursos de Filosofia, Ciência Biológicas, Ciências Sociais, Geografia e História vão passar pela modificação.

Crescimento
Em relação a este ano, quando o Sisu foi ao ar pela primeira vez, o número de vagas para 2011 aumentou em 30,7%. A previsão do MEC é que sejam ofertadas 83 mil. Este ano, foram oferecidas aproximadamente 63,5 mil. Pelo sistema, todo aluno que participa do Enem usa a nota do exame para fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e pode alterá-las até o fim do período de inscrições. 

A inscrição dos estudantes estava inicialmente prevista para começar em 20 de janeiro. No entanto, conforme a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, responsável pelo Sisu, o período de inscrições ainda não está definido.

E-MAIS 

HORÁRIO DO ENEM
> No Ceará, os candidatos devem ficar atentos porque o Enem se baseia no horário de Brasília. Amanhã, o exame começa às 13 horas (12h no Ceará) e termina às 17h30min (16h30min no Ceará).

> No segundo dia, a prova começa no mesmo horário mas, por conta da prova de Redação, termina uma hora depois, às 18h30min (17h30min no Ceará).

> Recomenda-se chegar ao local da prova com uma hora de antecedência, ou seja, às 11h. Os portões fecham às 11h55min.

O QUE LEVAR?
> No dia da prova é preciso levar: documento com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta.

> Não é permitido levar celular ou qualquer aparelho emissor e receptor de mensagens, como pagers, bips, MP3 ou similar. Calculadoras estão proibidas.

Fonte Jornal O Povo Online
Gabriela Meneses
gabrielameneses@opovo.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...