sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CREDE 02 organiza vários eventos sobre Consciência Negra!

Evento 1

Consciência Negra na EEM Iracema Uchoa

Seg, 22 de Novembro de 2010

A EEM Maria Iracema Uchoa (Umirim), comemorou neste sábado, 20/11, o dia da Consciência Negra realizando a Aula Pública com Mostra Educativa e Científica 2010 ( APMEC), onde os alunos estiveram apresentando atividades relacionadas à cultura afro-brasileira, como a dança, a religiosidade e a culinária.

O evento também contou com a participação do grupo de capoeira do Polo de Atendimento Josefa da Mota Brito.
 

Evento 2

Culminância do Projeto sobre Preconceito da EEF Estefânia Matos

Ter, 23 de Novembro de 2010 00:00

Em comemoração ao dia da consciência negra e como culminância do Projeto: Preconceito onde você esconde o seu?

Os alunos do 9º Ano A da E.E.F Professora Estefânia Matos (Itapajé), sob o comando das professoras Tatianni Carneiro Cruz , Maria Irislene Forte Rocha e Maria Goretti Cruz e Silva, realizaram uma visita no dia 17/11/2010, ao museu senzala NEGRO LIBERTO em Redenção, onde puderam aprender e visualizar as condições precárias em que viveram os escravos e compreender melhor o processo de discriminação racial.

O momento foi de muita aprendizagem, pois tiveram a oportunidade de vivenciar algo que antes só tinham visto nos livros didáticos.

Evento 3



Projeto Africanidades na EEM Mons. Catão P. Sampaio


 


 

Qui, 25 de Novembro de 2010 00:00

A EEM Monsenhor Catão Porfírio Sampaio, em Itapajé, vivencia hoje a culminância do projeto Africanidades, cujo tema é “Arte e Cultura Afro-Brasileira: Conhecer para Valorizar”.
Durante todo o mês de novembro os alunos da escola conheceram e vivenciaram a História Afro-Brasileiira através da seguinte programação:
01 a 05  de novembro – confecção de cartazes, painéis e desenhos dos alunos
22 a 25 de novembro – apresentação de vídeos de curta metragem sobre a África
25 de novembro – culminância do Projeto com apresentações artísticas e culturais

O Projeto é desenvolvido anualmente  pela Area de Ciências Humanas e suas Tecnologias, de forma interdisciplinar e subsidiado pelo Núcleo Gestor.

A escola reconhece a importância do negro com RESPEITO, DIGNIDADE e ADMIRAÇÃO, vivenciando cotidianamente em seu currículo sua história de lutas, perserverança e determinação.
Evento 4


2ª CREDE realiza II Seminário Cultura Afro-brasileira e Diversidade



Sex, 26 de Novembro de 2010

Dando continuidade às ações de implementação das Leis Nº 10.639/03 e  11.645/08 na 2ª CREDE, realiza-se hoje, dia 26 de novembro de 2010, na EEM Joaquim Magalhães em Itapipoca, com a participação dos PCA’s de Ciências Humanas e Coordenadores Escolares, o II Seminário Cultura Afro-brasileira e Diversidade.

O encontro objetiva promover a discussão e a troca de experiência sobre a implementação da temática étnico-racial nas escolas da regional, fomentar a reflexão e o intercâmbio de material e fontes para a formação continuada e em serviço nas escolas, na certeza que somente o conhecimento e apropriação do tema pelos educadores provocarão mudanças concretas na ação pedagógica das escolas. A facilitação do evento será conduzida pela professora Ninívia Maciel, historiadora da AGF de Itapipoca.

Fonte: Seduc/CREDE/Itapipoca


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...