quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Joaquim Azevedo por Régis Gato!!!

77 anos de vida de um Pentecostense de Coração


Filho de Pedro Carneiro e Josefa Braga, nasceu no dia 18 de janeiro de 1934 na cidade de Trairi, no distrito do Pinto, o menino Joaquim Carneiro de Azevedo, tendo ainda mais 12 irmãos na familia. Logo cedo muitos familiares vieram à cidade de Pentecoste e aqui fixaram residência, onde conseqüentemente firmaram também o sobrenome Carneiro.

Daqui de Pentecoste o menino Joaquim foi enviado ao seminário, onde passou quase 6 anos na cidade de Canindé, chegando a vestir batina e tudo, porem percebendo não ser essa sua verdadeira opção resolveu abandonar o seminário, onde também cursou teologia e ingressou nas forças armadas do exercito brasileiro, residindo já na cidade do Rio de Janeiro.

Com a ditadura militar, saiu das forças armadas e passou a lutar contra o regime, chegando a ser preso e torturado por suas vezes – inclusive com processos indenizatórios na justiça contra o governo brasileiro. Também um grande poeta e romancista Joaquim escreveu varias crônicas e poemas, fã incondicional de Catullo da Paixão Cearense, não abre mão de uma boa musica.

Com o fim da ditadura militar volta ao Ceará, onde é chamado a trabalhar numa empresa nordestina, passando desde então a morar em varias cidades como, Assaré, Capistrano, Quixeramobim, entre outras. Com o fim da empresa fixa residência em Maracanau, trabalhando por dez anos no Frifor de Fortaleza.

Pais de 06 filhos, sendo 3 homens e 3 mulheres, me fala hoje que era um grande boêmio, brincou muito, mas que não se arrepende e que viveria tudo novamente se tivesse assim a oportunidade. Algum tempo depois chegou a morar no Maranhão onde ficou por 4 anos, em seguida Piauí por mais alguns meses e por fim retornando ao Ceará onde hoje pretende não mais sair da cidade de Pentecoste.

Fica aqui os parabéns deste grande “Pentecostense de Coração”, por seus 77 anos de vida bem vividos...Como prova de um apaixonado por pentecoste escreveu o poema "E FEZ-SE PENTECOSTE", que você pode acompanhar acessando o

link: http://pentecostece.blogspot.com/2010/08/e-fez-se-pentecoste-parabens-pelo-seus.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...