sábado, 8 de janeiro de 2011

Secretaria de Educação do Estado] Izolda Cela fala de desafios!!!

Secretária reassume e fala em "desafios mais ousados"

Em solenidade na Seduc, Izolda Cela assumiu a Secretaria da Educação do Ceará por mais quatro anos. Além de melhorar os índices da educação do Ceará, ela pretende incrementar o ensino médio e valorizar professores
08.01.2011





rtilhe
Izolda Cela fala em reformulação para os próximos quatro anos (GEORGIA SANTIAGO
)Izolda Cela fala em reformulação para os próximos quatro anos (GEORGIA SANTIAGO )


Melhorar os índices da educação do Ceará a cada ano. Com essa meta, Izolda Cela, após quatro ano de mandato (2007-2010), assume novamente a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Para isso, a secretária pretende dar continuidade aos projetos que deram certo na primeira gestão, como o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que, além de melhorar o nível de leitura das crianças, virou referência para a política nacional de educação. E também prosseguir com “desafios mais ousados”.

Um deles é a “reformulação curricular” do ensino médio. Durante a solenidade de posse, Cela esclareceu que a gestão não pretende “inventar a roda”, mas tentar organizar aquilo que é ensinado para os estudantes, de uma forma que atenda às necessidades da escola e à melhoria das condições de trabalho dos professores. “Hoje temos professores que trabalham em oito escolas. Por mais que tenha boa vontade, ele não tem condição de estabelecer um processo consolidado de acompanhamento dos alunos”.

Essa reformulação, segundo a secretária, pretende ainda implantar diferentes formas de passar o conteúdo, incentivando a interdisciplinaridade e o uso de ferramentas multimídias. “O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, aponta para a transmissão de conhecimento de uma forma interdisciplinar, contextualizada”. Cela garantiu que as escolas já foram reforçadas com equipamentos multimídia, como projetores e notebooks.

Outro desafio para os próximos quatro anos é o fortalecimento da educação infantil nos municípios. “O Estado vai dar um reforço importante aos municípios para construção centros de educação infantil. É uma grande necessidade”, reconhece. Izolda Cela argumenta que o trabalho com a educação infantil é uma medida importante de qualificação da educação, pois ajuda a fortalecer o processo escolar dos futuros estudantes do ensino fundamental e médio.

Sobre a orientação do ministro Fernando Haddah fazer do ensino médio técnico integral uma das marcas do governo de Dilma Rousseff, a titular ressaltou as 59 escolas que já funcionam no Ceará com esse formato. “Nós já implantamos, desde 2008, uma rede de escolas de educação profissional, em tempo integral”. Para o início deste ano a secretária anunciou a inauguração de mais 14 equipamentos. Até o fim do mandato, a intenção é que, pelo menos, mais 38 sejam inauguradas.
 
Professores
Nos primeiros quatro anos como secretária, Izolda Cela enfrentou problemas, como a greve de professores em 2009, que pediam a implantação do piso nacional da categoria, instituído em 2008. Para o mandato que se inicia, a secretária garantiu que vai prosseguir com as negociações do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCs). “Já tem um plano em vigor, mas é preciso ser revisto”. Presente na solenidade, o Sindicato Apeoc, que representa os professores do Estado, prometeu cobrar.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA
Izolda Cela, que foi titular da secretaria estadual da Educação entre 2007 e 2010, reassumiu a pasta na tarde de ontem, em solenidade na sede da Seduc. Em 2005 e 2006, foi secretária da Educação de Sobral, município onde nasceu. A atual gestão da secretária deve prosseguir até 2014

SAIBA MAIS

Secretários
Os nomes dos secretários adjunto e executivo da Seduc só devem ser divulgados em fevereiro. Durante este mês, a secretária confirmou que Maurício Holanda continua como secretário adjunto e Idilvan Alencar prossegue como secretário executivo. 

Perfil
Natural de Sobral, Izolda Cela é mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Tem especialização em Gestão Pública pela UVA e em Educação Infantil pela UECE. É graduada em Psicologia pela UFC. Pela segunda vez, assume como titular da Seduc.


Gabriela Meneses
gabrielameneses@opovo.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...