Índice de leitura melhora entre os alunos do segundo ano
Crianças acertaram 69% da prova de avaliação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). O índice de produção de escrita atingiu 44%. A evolução no aprendizado da leitura dos alunos cearenses que cursam o segundo ano, do ensino fundamental, é comemorada por educadores
Os olhos da estudante Karla Liana, 7, estão sempre atentos para uma nova leitura. Este ano, o trajeto para a escola tem levado mais tempo que o habitual. O percurso é o mesmo, entretanto, agora ela costuma fazer paradas sistemáticas. A cada palavra ou frase que Karla encontra pelo caminho, para e inicia a leitura.
A conquista da alfabetização ortográfica veio no segundo ano do ensino fundamental. É nessa série que os alunos, geralmente com sete anos, devem apresentar o nível satisfatório de alfabetização. A avaliação externa da Provinha do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) tem mostrado índices animadores quanto ao nível de leitura e escrita.
A prova possui 20 questões para testar a leitura dos estudantes e outras quatro para avaliar a escrita. O resultado mostra que os alunos cearenses avaliados acertaram 69% da prova de leitura. No ano passado, foi 65%. Quanto à produção de pequenos textos, 44% conseguiram atender aos requisitos básicos da escrita. Em 2009, foram apenas 37%.
O estatístico do Paic, André Jalles, afirma que o nível do questionário estava mais alto, o que fortalece a evolução do percentual. “O grau de dificuldade aumentou, colocamos mais itens com descritores complexos. Os alunos precisavam responder com base no entendimento do texto”, explica.
A avaliação externa do Paic é realizada desde 2008 em escolas públicas dos 183 municípios cearenses. Este ano, cerca de 100 mil alunos do segundo ano, do ensino fundamental, participaram da pesquisa. Os dados servem como guia para gestores públicos e professores na busca por novas estratégias de alfabetização. “É possível avaliar a situação e identificar quais intervenções estão sendo mais eficientes”, complementa o estatístico.
A professora Luiza Marilac de Queiroz, da Escola Municipal Eduardo Alves Ramos, no Euzébio, observa grandes avanços nesses últimos anos. Atualmente, ela tem conseguido ensinar com êxito sobre separação das sílabas, frases, pontuação e produção de textos. “Antes, muitos alunos saiam do segundo ano sem saber ler e escrever. Agora a situação é animadora”, diz. Dos 25 alunos, 14 já alcançaram nível satisfatório ou acima da média de alfabetização. O mesmo ocorre em outros municípios cearenses.
A avaliação externa do Paic apontou que tem ocorrido maior homogeneidade nos dados. Em uma análise do percentual de acerto na avaliação da leitura, pode-se notar uma grande evolução no número de municípios cujos alunos acertaram entre 60 e 70% da avaliação. Há também uma forte redução no número de municípios cujos alunos acertaram menos de 50% da prova. Cerca de 40% dos alunos participantes acertaram mais de 75% da prova. Outros 37% conseguiram responder corretamente entre 50 e 75%. No ano anterior, foram 36% e 34%, respectivamente.
Segundo a coordenadora de Cooperação com os Municípios, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Márcia Campos, o resultado da avaliação deste ano já está sendo trabalhado com todos os municípios cearenses. “O resultado é considerado animador porque indica que os municípios estão mobilizados para vencer a questão do analfabetismo dentro da escola”, pontua.
E-MAIS
>O Programa Alfabetização na Idade Certa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.
> A avaliação Externa acontece no primeiro semestre do ano e tem o objetivo de ajudar ao município a realizar o diagnostico de leitura e escrita dos alunos do primeiro e segundo ano; e leitura e matemática dos alunos do 3°, 4° e 5° anos.
> Segundo a equipe de Avaliação Externa do Paic, o resultado por município é confidencial e revelado apenas aos gestores responsáveis. A divulgação ocorre sempre em âmbito geral.
> Sobre o nível de leitura, o percentual de 69%, conquistado este ano, equivale ao acerto de 14 questões. Em 2009, o percentual de 65% equivale ao acerto de 13 questões. Isso significa que os alunos do segundo ano do Ceará acertaram, em média, uma questão a mais na avaliação de 2010.
> Sobre as habilidades relativas à escrita e produção de texto, a provinha do Paic mostrou que 58% dos alunos avaliados já são capazes de escrever o nome completo corretamente.
Viviane Gonçalves
vivi@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário