terça-feira, 26 de outubro de 2010

Direto do Jornal O Povo Online: Padre é encontrado morto em veículo

Padre é encontrado morto em veículo

    O padre Josenir Morais Santana, de 48 anos, foi encontrado morto, com um tiro, em um carro da Arquidiocese de Fortaleza, em São Luís do Curu. A Polícia trabalha com várias linhas de investigação. O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios
26.10.2010| 02:00
Muitos fiéis lotaram a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para ver o corpo do padre Josenir (DEIVYSON TEIXEIRA)
     Eram três horas da madrugada. Na pequena casa de taipa do quilômetro 77 da BR-222, em São Luís do Curu, o aposentado José Joaquim de Souza, de 69 anos, “dormia o maior sono do mundo” quando foi interrompido. “Minha filha acordou e viu o carro. Correu para me acordar. Eu me levantei, abri a porta e o carro estava aí”, contou, apontando para o Gol branco, que atingiu a cerca de arame farpado, proteção da casa. No carro, o padre Josenir Morais Santana estava morto. Havia a marca de um tiro nas costas, próximo ao ombro esquerdo. O disparo perfurou o corpo dele e saiu pelo peito.


    Padre Josenir tinha 48 anos de idade e era responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no conjunto Alto Alegre I, no bairro de Messejana. Estava desde fevereiro lá. O carro em que ele estava pertencia à Arquidiocese de Fortaleza.

     A Polícia Federal Rodoviária (PRF) e os policiais militares de São Luís do Curu encontraram o veículo com as portas e os vidros fechados, na manhã de ontem. Eles precisaram quebrar o vidro do lado direito para constatar que havia um corpo ali.
     A perícia foi acionada. Além do corpo, os peritos encontraram celular, documentos e objetos pessoais da vítima. Acharam também a documentação e uma mala de roupas de um jovem de 22 anos que morava com o padre em Fortaleza. O veículo estava com a bateria descarregada e a chave na ignição.
     Não foram identificadas marcas de tiro do lado de fora do carro. A suspeita é de que o disparo tenha sido efetuado enquanto o veículo estava parado no acostamento da BR-222. “Algumas pessoas informaram que viram o veículo na margem da BR, antes de descer até a cerca. Ele, provavelmente, após o disparo tentou sair do veículo para procurar socorro, mas não conseguiu. O carro desceu e atingiu a cerca”, explicou o perito criminal Ireudo Pereira, que esteve no local.
      No domingo, o pároco Josenir Morais Santana aproveitou o dia para visitar amigos em Croatá, distrito de São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros da Capital. Viajou acompanhado do jovem de 22 anos, com quem morava em Fortaleza. “Fui morar com ele para ajudar nas reformas da igreja”, relatou à Polícia.
      Por volta das 22h30min, o rapaz contou que o padre pediu as chaves do carro e saiu sozinho. Na manhã de ontem, soube da notícia: “Liguei várias vezes, mas ele não me retornou”. Segundo o jovem contou à Polícia, eles costumavam visitar amigos em Croatá.
     O caso está sendo investigado pelo diretor da Divisão de Homicídios, Rodrigues Júnior. O superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, informou que tudo está sendo apurado com sigilo. Segundo ele, todas as linhas de investigação estão sendo analisadas. Inclusive latrocínio, por mais que os objetos do padre tenham ficado no veículo. Ele evitou dar mais detalhes sobre a investigação: “Está sendo tudo muito criterioso. Todas as possibilidades estão sendo investigadas. Não descartamos nada”, ponderou Dantas. (Colaborou Tiago Braga)

E-MAIS

> Padre Josenir tinha um sítio em São Gonçalo do Amarante, município onde trabalhou como pároco durante oito anos. Era lá seu refúgio aos fins de semana e nas segundas-feiras - dia de folga para os padres.

> O enterro do corpo do padre está marcado para as 8 horas de hoje, na capela do distrito de Croatá, que pertence à Paróquia de São Gonçalo do Amarante.

> A missa de corpo presente, realizada na noite de ontem, foi concelebrada pelo arcebispo de Fortaleza e por mais de 30 padres. Após a missa, o corpo foi levado para São Gonçalo.

> Segundo as pessoas próximas ao religioso, ele havia manifestado antes o desejo de ser enterrado no município de São Gonçalo do Amarante.

OUTROS CASOS DE PADRES ENCONTRADOS MORTOS NO CEARÁ

23 DE AGOSTO DE 2005.

> O padre Carlos Roberto Santana Prata, que atuava nas paróquias de Jaguaruana e Palhano, foi encontrado morto no distrito de Guanacés, em Cascavel. O corpo estava à margem de um açude e apresentava marcas de estrangulamento. Carlos Roberto tinha 34 anos.

 

> Dois dias depois do corpo ter sido encontrado, um jovem de 18 anos e dois adolescentes confessaram o crime. Eles teriam participado de uma orgia com o padre.

 

2 DE OUTUBRO DE 2003.
> O padre da paróquia de Santo Afonso, Djair Gomes Cavalcante, foi encontrado agonizando na garagem da casa paroquial, na Parquelândia. O religioso foi vítima de traumatismo craniencefálico e morreu na noite do mesmo dia, na Unidade de Terapia Intensiva do IJF.

> Em dezembro de 2009, um ex-sacristão e um zelador da paróquia foram presos por determinação da Justiça, que acatou denúncia do Ministério Público. A suspeita é de que eles participavam de um esquema de desvio de dinheiro do dízimo. A outra hipótese - já descartada por peritos - era de que o padre havia sido vítima de uma queda.
DEZEMBRO de 1989.
> O padre lazarista José Santana da Silva foi assassinado pelo comerciário ErinaIdo Araújo de Sousa. Ele foi condenado pelo crime em maio de 1992. A pena foi de oito anos e seis meses de prisão.


> Erinaldo confessou que matou o sacerdote em uma suíte de um motel na Barra do Ceará.
PERGUNTAS SEM RESPOSTA

O QUE FALTA SER RESPONDIDO
> Quem matou o padre Josenir?

> Por que motivo o padre foi assassinado?

> O padre tinha inimigos?

> Ele vinha sendo ameaçado de morte?

> Como foi dado o tiro que atingiu o padre?

> O tiro partiu de dentro do carro ou fora do veículo?

> O padre foi morto dentro do carro? Ou levado para o carro depois de morto?

> Por que o padre resolveu sair sozinho, no domingo à noite, já que estava com amigos?

> Para onde o padre iria no domingo à noite, quando resolveu sair sozinho? 

O PADRE

> Josenir Morais Santana nasceu em Fortaleza, mas foi criado em Pindoretama. Tinha 48 anos. Foi ordenado sacerdote em 1995. Em abril de 2002, iniciou trabalho na Paróquia de São Gonçalo do Amarante. Lá, permaneceu como pároco por oito anos.Antes, havia sido pároco também em Pindoretama. Em fevereiro deste ano, o padre Josenir foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no conjunto Alto Alegre I, em Messejana.

> Segundo a paroquiana Geralda de Oliveira Silvério, o padre reclamava muito da violência em Fortaleza. Era uma das coisas que mais o assustavam na cidade. “E foi morrer logo no Interior, né? Sempre que ele dizia que ia viajar à noite, eu dizia para ele tomar cuidado, mas ele sempre repetia: ‘Deus é pai. Maria é mãe’”, contou Geralda, emocionada com a lembrança. 



Daniela Nogueira
danielanogueira@opovo.com.br
Gabriela Meneses
gabrielameneses@opovo.com.br

Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...