quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Greve dos professores em Paraipaba sofre retrocesso temporariamente

O Sindicato APEOC, em Paraipaba, desde o dia 28 de junho/2011. vem denunciando o projeto do Governador Cid Gomes que objetiva destruir a carreira profissional e desvalorizar cada vez mais os salários dos professores estaduais. A proposta de reformulação do Plano de Carreira do Magistério apresentada pelo governador em 28 de junho de 2011 é imoral e agride diretamente a qualidade da educação em nosso estado.

Veja como fica o novo do Plano de Carreira do Magistério

1. A incidência das gratificações de regência de classe, de especialização, mestrado e doutorado não será sobre a referência salarial em que o professor se encontra, e sim sobre o nível 1;

2. A Diferença entre o professor graduado e o especializado será apenas de 90,00;

3. Depois de 30 anos de serviço em sala de aula, o professor ganhará no máximo, o valor de R$ 4.363,63, que é abaixo de muitos salários iniciais de outras carreiras de servidores graduados;

4. O interstício das referências salariais da carreira (referências 1 a 14) é variável. Embora da referência 01 para 02 seja de 10%, esse valor vai diminuindo até chegar a 4,5% ao final da tabela. Ocorre que as progressões passam a ser de dois em dois anos, e não anualmente, como é hoje de 5%. Considerando que a média dos interstícios seja de 6%, na prática houve redução do interstício para aproximadamente 3%;

Neste sentido, o Sindicato APEOC, em Paraipaba, desde o dia 01 de agosto/2011 vem se reunindo com os professores das Escolas Ageu Romero e Flávio Grangeiro. No primeiro dia da greve (05/08), a escola Ageu Romero paralisou 100% de suas atividades pela manha; já o Flávio Grangeiro foi parcial.

Entretanto, no período da tarde, um fato inusitado aconteceu: os professores desistiram da greve. Motivo: os diretores das referidas escolas receberam uma planilha da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - Crede 02 - determinando-os que registrassem nesse documento os professores que aderissem à greve.

Em seguida, os diretores em suas respectivas unidade escolares, reuniram os professores e reforçando essa ideologia da intimidação orientou que os mesmos desistissem da greve. Outra informação veiculada era de que na Crede 02, o único município a ter aderido à paralisação havia sido Paraipaba e, por conta disso, lamentavelmente os professores desistiram da continuidade da greve. Tal atitude dos profissionais reflete a falta de maturidade e de consciência de classe, visto que, a única forma de impedir a aprovação desse projeto absurdo do governador é através da união da classe dos trabalhadores(as) do magistério de todo o estado do Ceará.

O Sindicato APEOC deixou bem claro através da mídia que a greve é legitima e que, portanto, não há motivo para recuarmos, visto que todo processo foi conduzido dentro da legalidade.

Informamos que a unidade entre os professores se amplia a cada dia em todo o Ceará. Veja alguns município/região/Crede que estão aderindo à greve: Cedro, Itapajé, Maciço De Baturité, Aracoiaba, Itapiúna, Capistrano, Camocim, Crede 6, Sobral, Iguatu, Icapuí, Fortim, Crato, Sobral, Pacajus, Chorozinho, Horizonte, Mucambo, Fortaleza, Itapipoca etc.

Esperamos que, a partir deste início de semana, os professores de Paraipaba possam rever seus posicionamentos e, assim, avançarmos na luta.

Prof. Rigoberto Pereira Sindicato Apeoc

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...