segunda-feira, 25 de julho de 2011

Deputado Marcelo Freixo (PSOL) participa de debates sobre direitos humanos em Fortaleza

A população cearense tem assistido a diversos ataques aos direitos humanos. São povos indígenas, pescadores ou quilombolas ameaçados por grandes empreendimentos; crianças e adolescentes executados ou privados de liberdade; mulheres, homossexuais, negros e negras vítimas de diversas violências; milhares de famílias ameaçadas por remoções; movimentos sociais criminalizados, além de tantos outros problemas que atingem territórios e grupos diversos.

Em muitos desses casos, o Estado revela-se como o promotor ou financiador das ações que vão de encontro aos direitos conquistados historicamente. Em outros, silencia. Diante desse cenário, coloca-se na ordem do dia denunciar as agressões e fortalecer as resistências construídas pela sociedade civil. Para contribuir com tais ações, durante os dias 26 e 27 de julho, o Deputado Estadual Marcelo Freixo (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), estará em Fortaleza para participar de debates e compartilhar experiências sobre as lutas em curso.

Marcelo Freixo é professor de História e militante pelos Direitos Humanos há 20 anos. Participou de projetos educativos no sistema penitenciário e foi membro do Conselho da Comunidade do Rio de Janeiro. Em 2007, assumiu o primeiro mandato como Deputado Estadual do PSOL, na Alerj. Presidiu a CPI das Milícias, que investigou a ligação de parlamentares com grupos paramilitares, da qual resultou a indiciação de 225 envolvidos e a apresentação de 58 medidas concretas para acabar com essa máfia, ação que inspirou a realização do filme Tropa de Elite 2.

Em Fortaleza, Freixo discutirá direitos humanos, crime organizado, violência institucional, privatização das cidades no contexto da realização dos megaeventos, dentre outros temas. Confira, abaixo, informações refentes a cada atividade e participe!

PROGRAMAÇÃO

DIA 26 DE JULHO -

9h30 – Reunião com grupos e organizações que lutam pela efetivação dos Direitos Humanos.

18h – Cine debate com o filme Tropa de Elite II

Participação:

Marcelo Freixo – Deputado Estadual pelo PSOL, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro;

Adelaide Gonçalves – Historiadora e professora da Universidade Federal do Ceará

MST

Local: Centro de Formação Frei Humberto (Rua Paulo Firmeza, 445. Bairro: São João do Tauape)

DIA 27 DE JULHO

9h – Debate: Crime Organizado e Violência Institucional

Debatedores: Marcelo Freixo

Leonardo Sá - Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), vinculado à Universidade Federal do Ceará;

Renato Roseno - Militante de Direitos Humanos e integrante da Executiva Estadual do PSOL – CE;

Eliane Novaes - Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

Local: Assembleia Legislativa do Ceará

19h – Debate – Psol nas lutas: contra a criminalização da pobreza e na resistência à privatização da cidade

Marcelo Freixo

João Alfredo – Vereador pelo PSOL em Fortaleza

Soraya Tupinambá – Integrante da Executiva Estadual do PSOL

Local: Sede do PSOL (Avenida Imperador, 1397. Centro)

PSOL Ceará

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...