segunda-feira, 25 de julho de 2011

Projeto incentiva formação de comunicadores em assentamentos rurais no Ceará

Seg, 25 de Julho de 2011 16:44

A partir desta segunda-feira(25) até sexta-feira(29) 24 jovens de 10 assentamentos rurais cearenses estão aprendendo a usar equipamentos digitais como câmeras e filmadoras, a manusear softwares de edição em vídeo e som, e a utilizar técnicas da linguagem audiovisual, para atuar como comunicadores populares da Reforma Agrária.

São assentamentos dos territórios da cidadania Sertões de Canindé; Inhamuns-Crateús; Vales do Curu e Aracatiaçu; e Cariri. O encontro será no município de Itaitinga (CE) e será o segundo de quatro módulos do Curso de Formação de Comunicadores Populares da Reforma Agrária, no pólo de produção audiovisual da Academia de Ciências e Artes (Acartes).

Durante este módulo os participantes irão iniciar a criação de um roteiro e o planejamento para produção de um vídeo com câmeras digitais semi-profissionais. “A idéia é que nesse momento os jovens capturem as primeiras imagens dos vídeos que serão produzidos durante o projeto” explica Claudia Cavalcante, integrante da Acartes. “Os vídeos podem ser tanto de ficção como documentário e a ideia é que ao final do projeto eles circulem nos assentamentos e em eventos culturais”, conclui.

Produção intensiva

A realização do curso será feita de forma intensiva, com os participantes hospedados durante a semana no pólo de produção audiovisual da Acartes, um sítio no município de Itaitinga que possui inclusive uma cidade cenográfica. Durante os quatro módulos do curso os jovens passarão por todas as etapas de produção de um vídeo, desde a criação do roteiro, passando pelas filmagens, até a edição das imagens. Também poderão atuar na frente das câmeras.

O curso faz parte de um amplo projeto, chamado Projeto Arte, Cultura e Comunicação: fortalecendo os Territórios da Cidadania, que visa a criação de uma Rede de Comunicadores Populares da Reforma Agrária nos Territórios da Cidadania, chamada Rede Comunicampo. Através da rede, jovens assentados com acesso à internet e munidos de equipamentos digitais poderão produzir conteúdos sobre sua realidade e a de sua comunidade.

“A inclusão de atividades na área de comunicação popular é mais um passo significativo no sentido de possibilitar aos jovens novas oportunidades de formação e de geração de renda, junto com o objetivo de contribuir na apropriação das novas mídias, não só como consumidores de conteúdo, mas como produtores de conteúdo sobre sua realidade, o seu universo”, explica Silma Magalhães, coordenadora do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (Pacra), desenvolvido pela superintendência do Incra no Ceará e responsável pela criação e financiamento do projeto, a partir de recursos da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA). “A proposta é que esses jovens dêem continuidade a essas atividades nos seus assentamentos, através da rede Comunicampo”, conclui.

Experiência de Pirambu

Para realizar a capacitação dos jovens o Pacra convidou a organização não-governamental Acartes, Ponto de Cultura que atua na comunidade do Pirambu, bairro da periferia de Fortaleza, e no município de Itaitinga, através da capacitação de jovens nas linguagens artísticas do cinema e vídeo, das artes plásticas, do teatro de palco e de bonecos.

Nas outras duas etapas do curso, a serem realizadas em agosto e outubro deste ano, os participantes irão aprender técnicas de edição de vídeo, através do uso de softwares e contato com ilha de edição de imagens. No primeiro módulo, realizado em junho, os participantes aprenderam a produzir programas de rádio para a internet e mídias impressas alternativas, como o fanzine.

Pontos de Cultura e a Rede de Comunicadores Populares

Um primeiro passo para a formação da rede de Comunicadores Populares da Reforma Agrária foi a instalação de Pontos de Cultura dentro dos assentamentos de reforma agrária, o que possibilitou aos jovens assentados a aquisição de equipamentos digitais e o acesso à internet, criando as condições de produção de conteúdos para a Internet. Os projetos foram instalados nos assentamentos a partir de articulação do Pacra junto ao Ministério da Cultura (Minc), responsável pelo projeto Pontos de Cultura, que financia e apóia iniciativas sócio-culturais desenvolvidas em comunidades rurais ou urbanas.

Criado em 2003, o Pacra apóia grupos artísticos de assentamentos cearenses através da articulação junto à entidades públicas ou privadas financiadores projetos culturais, através de editais. Atualmente 40 grupos artísticos em atividade nos assentamentos de reforma agrária são apoiados pelo projeto, divididos em grupos de teatro, dança, circo e cultura popular. O Pacra também planejou e buscou recursos para a instalação de Casas de Cultura nos assentamentos de Mucuim, no município de Arneiroz, Todos os Santos e Tiracanga, ambos em Canindé.

ASSENTAMENTOS PARTICIPANTES

1. Pontão de Cultura Terra Viva, Terra de Arte / Assentamento Todos os Santos – Canindé

2. Ponto de Cultura Raízes da Terra – Assentamento Tiracanga II - Canindé

3. Ponto de Cultura Santana Terra da cultura – Assentamento Santana – Monsenhor Tabosa - Inhamuns Crateús

4. Ponto de Cultura Criança Feliz - Assentamento Recreio - Quixeramobim - TC Sertão Central

5. Ponto de Cultura Nós, Artistas da Vida – Assentamento Lagoa do Mineiro - Itarema

6. Ponto de Cultura Sertão e Tradição – Assentamento Cachoeira do Fogo - Independência

7. Ponto de Cultura Cantos da Mata – Assentamento Barra do Leme - Pentecoste

8. Núcleo de Audiovisual do Assentamento Coqueirinho - Fortim -

9. Núcleo de Audiovisual do Assentamento Barra do Feijão – Tabuleiro do Norte

10. Ponto de Cultura Abrindo Velas, Pescando Cultura – Comunidade Caetanos de Cima - Amontada

11. Ponto de Cultura Verde Viva - Jovens da agricultura familiar- Crato

SERVIÇO:

Curso de Formação de Comunicadores Populares da Reforma Agrária

Data: 25 a 29 de julho de 2011.

Local: Acartes, em Itaitinga (CE). (Rua do Sanico, 84, Jaboti, Itaitinga)

http://www.incra.gov.br/portal/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...