quarta-feira, 13 de julho de 2011

Rio Curu um desafio

foto blog régis

Rio Curu, o rio Pará dos tempos iniciais da colonização da Capitania e depois Província do Ceará está morrendo. Está sendo aniquilado e por cá não temos uma só voz que peça socorro para tratar o enfermo que é digno do tratamento em UTI.

Nascendo na serra do céu lá para o lado do Município de Itatira, surgindo as suas águas no riacho maracajá, quando o inverno começa daí vem alimentar o açude General Sampaio onde sua pequena barragem se localiza no Boqueirão da mãe Tereza, o antigo nome do lugar. Depois de barradas as suas águas começa o grande desafio do admirável amigo quenuma maldade sem fim começa a receber os maltratos do homem, que numa tara lamentável, vaipoluindo o quanto pode a partir da cidade de General Sampaio.

Esgotos domésticos, Esgoto hospitalar e o fétido excremento de um cortume por lá encontrado nas suas porções margeantes perfazem oprimeiro arzenal da gratidão humana para com ás suas benfazejas águas que matam a sede dos ribeirinhos e também irrigam e matam a fome dos nossos animais. Quanto maior é a sua servantia no correr das correntezas maior é o ataque ao companheiro.Chegando na cidade de Apuiarés, a recepção é de uma agressão total com outra carga de esgoto de todo tipo que se possa imaginar.

Na continuação da árdua missão vai embora e já em Serrota mais uma vez é presenteado com tudo que tem direito como forma de pagamento ao benefício que nos proporciona. Barrado,daí vai embora rumo ao Mar e levando tudo quanto suporta inclusive a maldade dos nossos homens públicos que nunca pararam para avaliar o desastre ecológico do grande rio que não merece tanto desprezo.

Será que merecemos tanto maltrato por parte das nossos competentes representantes, homens bons,honestos , trabalhadores,e tão preocupados com a nossa região. Deus nos proteja e o restante é saldo mórbido de tanta safadeza.

Fonte: Blog Célio Alves

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...