segunda-feira, 21 de março de 2011

ÁGUA: líquido mais precioso que emana do seio da terra

  10-Mar-2011 10:16  ]

“Água que vem do seio da terra, trazendo consigo diversos segredos. Águas que vêm banhando as sementes, trazendo consigo a vida e o enredo, água sagrada, água sagrada...”
Zé Vicente
Água que abre um profundo grotão enchendo a mesa de pão porque ela engravida a terra e a terra gera VIDA.

Podemos perceber a água nos mais variados aspectos. Ela é doação e serviço quando rememoramos a bacia do lava pés. É acolhimento quando nos acolhe através do batismo para a grande família dos filhas/os de Deus. É transformação quando em Bodas de Caná foi transformada em vinho.



Nela surgiram os primeiros organismos vivos que um dia iriam originar a espécie humana. 70% de nosso corpo são constituídos de água. Dela depende nossa saúde, alimentação, nosso bem estar e a vida de milhares de seres vivos em nosso planeta.



O corpo do planeta Terra é formado por três partes de água e apenas uma parte de terra seca. O corpo de cada um de nós tem essa mesma combinação: um quarto do nosso peso é sólido, e três quartos são líquidos, é água. 
Somos um planeta de muitas águas. Somos criaturas de muitos líquidos. Vamos tomar consciência da água viva que circula em nosso corpo.



É do conhecimento de todos que a água tem se tornado um bem cada vez mais precioso, sabemos que o ser humano pode resistir até 40 dias sem alimento, mas, sem beber água, os dias de vida são reduzidos apenas para três.



O consumo da água multiplicou-se por seis vezes no último século, sendo duplamente superior ao crescimento demográfico do planeta. Calcula-se que, em 2025, quando as crianças que estão nascendo neste momento completarem a sua maior idade, cerca de 3,5 bilhões de pessoas sofrerão com a falta de água. Por alguns instantes, chegamos a pensar que o ano de 2025 irá demorar bastante, porém, se avaliarmos, é um futuro bem próximo e, mesmo que não estejamos lá, estarão nossos filhos, nossos netos, com a vida comprometida em consequência de nossas atitudes.



O Dia Mundial da Água é comemorado desde 1993, na data de 22 de março. Foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. A partir de então, os países foram aderindo às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e realizando ações políticas de acordo com o contexto local. Desde a declaração da data, passou a ser comemorada todos os anos. Assim, a Semana das Águas é celebrada durante toda a semana que antecede o dia 22.



No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de março de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, também comemorado no dia 22 de março de cada ano.
A Semana das Águas, representada nacional e mundialmente, significa um gesto humano e fraterno, constituído pelo sentimento do respeito, do zelo e do cuidado com a natureza em sua total dimensão. Nessa perspectiva, somos convidados/as a nutrir nosso espírito com a verdadeira solidariedade na busca do bem comum, desempenhar um papel importante com esta autêntica preocupação ambiental, dando ênfase à degradação da água. Deixamos aqui o nosso convite e o nosso apelo para você, juntamente conosco, imbuir-se dessa nobre causa: a causa da preservação dos mananciais, da espécie humana, da biodiversidade. Da vida. Nas horas de Deus... Amém.


Silvana Ribeiro

Diretoria Cáritas Diocesana de Itapipoca
Fórum de Convivência com o Semi-Árido/município de Pentecoste


Comissão de Gênero do Fórum Cearense pela Vida no Semi-Árido

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...