domingo, 13 de março de 2011

Festa de São José em Pentecoste por Diocese de Itapipoca!!!

Devoção a São José é vivenciada em Pentecoste, Canaan e Itapipoca
[  10-Mar-2011 9:56  ]

No próximo dia 19 de março, faz-se memória de São José, o homem escolhido para tutor do filho de Deus na Terra, a quem a bíblia distingue com o título de ‘Justo’. Mas José é também honrado com devoção especial na Paróquia São Francisco de Assis, em Pentecoste, que realizará sua festa de no período de 10 a 19 de março com o tema central: “São José, o esposo de Maria da qual nasceu Jesus”.

Dia 10, a reflexão se fará com base no tema ‘São José, chefe da Sagrada Família’, e nesta noite, Pe. Neto, o pároco, presidirá a celebração, onde acontecerá a reinvestidura dos Ministros; dia 11, a temática será de São José, patrono e protetor da Santa Igreja; dia 12, São José, príncipe da mais nobre das dinastias; dia 13: São José, modelo dos operários cristãos; dia 14: São José, patrono dos pobres e desamparados; dia 15: São José, patrono da boa morte; dia 16: São José, consolador das almas do purgatório; dia 17: São José, protetor dos viajantes, celebrante; dia 18: São José, protetor das famílias cristãs; dia 19: São José, perfeito cumpridor da vontade divina.

O Pároco, Pe. Francisco Neto, presidirá as celebrações eucarísticas durante todo o período da festa, exceto dias 14 e 18, quando as missas serão presididas, respectivamente, pelo ex-pároco, Pe. Afonso Gomes e Pe. David Martins, Pároco de Nossa Senhora da Conceição, também em Pentecoste.
Na paróquia de Canaan, município de Trairi, os festejos a São José, iniciaram dia 1° de março com uma Motocarraeata que saiu da comunidade de Timbaúba.
De acordo com a organização, a festa deste ano está intimamente ligada à temática da Campanha da Fraternidade, além de dá ênfase à terceira prioridade do Plano Diocesano de Pastoral: Promoção e Defesa da Vida.

Como São José preservou a Vida de seu Filho, Jesus Cristo, queremos defender a Vida no Planeta é o tema central que convida cada Cristão, devotos de São José a um processo de evangelização e conversão pessoal em vista do cuidado com a Vida em todos os seus aspectos.
Seguindo a tradição local, o período festivo, além de Novena e Missas, os fiéis terão momentos de confissão, momentos penitenciais como as caminhadas matinais. E na parte social, a organização dispõe de barracas com comidas regional, café partilhado, animação cultural e o tradicional leilão.
Nesta perspectiva, Pe. Cleonor Soares junto com a equipe organizadora ressalta a participação de todas as famílias para o êxito dos festejos: “Todos são convidados a participar deste momento forte de confraternização, conversão, escuta da Palavra de Deus, pregação, louvor, bênção e gratidão a Deus, trazendo suas famílias e amigos para celebrar o dom da vida no compromisso com a Missão deixada por Jesus Cristo, com a proteção e intercessão de nosso glorioso Padroeiro São José”, conclui.

Em Itapipoca, na Área Pastoral São José São José, o novenário segue em comunhão com a CF/2011, onde o tema faz um convite ao cuidado com a vida no planeta: São José ensina-nos a cuidar da vida no planeta. De 10 a 19 de março, é o período da festa em Itapipoca.
(Colaborou PASCOM Paróquia São Francisco de Assis – Pentecoste, PASCOM Canaan e Sem. Carlos Ruthelly)


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...