sexta-feira, 18 de março de 2011

Líbia

Kadafi ordena ataques em cidade apesar de cessar-fogo


Oposicionistas e comunidade internacional temem que seu discurso seja blefe

O governo de Muamar Kadafi anunciou um cessar-fogo unilateral em sua ofensiva para reprimir a revolta na Líbia, enquanto aviões de combate do Ocidente se preparam para atacar as forças do líder líbio. As tropas do governo, porém, bombardearam ainda nesta sexta-feira a cidade de Misrata, no oeste do país, que estava sob controle dos rebeldes, matando ao menos 25 pessoas, incluindo crianças, disse um médico local à agência Reuters. Os moradores afirmaram que não havia sinais de um cessar-fogo real.
No leste do país, onde os rebeldes mantêm o controle, a declaração do governo foi repudiada, sendo considerada uma armadilha ou um sinal do desespero de Kadafi. "Temos que ter muita cautela. Ele agora começa a ficar com medo, mas no campo a ameaça não mudou", disse um porta-voz francês. A Grã-Bretanha, que assim como a França defende fortemente uma ação armada, disse que julgará Kadafi pelas "ações e não por suas palavras".
Os Estados Unidos também mostraram ceticismo. O papel do país é crucial, apesar da insistência do governo de que não lidera uma campanha internacional. "Teremos de ver ações no local e isso ainda não está muito claro", disse a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. O presidente americano, Barack Obama, ressaltou que Kadafi foi "amplamente alertado" antes de a comunidade internacional escolher usar a força contra ele.
Blefe - A Líbia decidiu hoje encerrar todas as operações militares depois da resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU, autorizando ataques aéreos contra o regime. O anúncio, no entanto, foi considerado um "blefe" pelos opositores de Kadafi, já que as forças leais ao dirigente líbio continuam atacando.
Jaled Al Sayeh, membro do conselho militar da insurreição em Bengasi, afirmou que os rebeldes líbios estão coordenando com os países ocidentais os alvos que deverão ser atacados nas incursões aéreas contra as forças de Kadafi. "Há uma coordenação com os diferentes organismos internacionais sobre as ações a serem realizadas e alguns locais já foram designados", declarou. 


Outro comandante dos rebeldes líbios, Khalifa Heftir, declarou que o cessar-fogo anunciado pelo regime "não era importante" para a oposição. "Kadafi está blefando. Nunca diz a verdade. O mundo inteiro sabe que é um mentiroso. Ele, seus filhos e sua família, e todos aqueles que estão com ele são mentirosos", disse. O chefe da diplomacia francesa, Alain Juppé, afirmou que tudo está pronto para uma ação militar na Líbia.



Cúpula - Uma cúpula prevista para este sábado permitir analisar a declaração de cessar-fogo de Trípoli, mas a União Europeia (UE) já está examinando os detalhes do anúncio de trégua do regime líbio, disse a chefe da diplomacia do bloco, Catherine Ashton.

"Estamos examinando os detalhes para saber qual é o significado do cessar-fogo e de que forma pode influenciar na situação geral", afirmou, lembrando que a comunidade internacional exige a saída do coronel líbio e o fim de seu regime.


(Com agência France-Presse, EFE e Reuters)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...