sexta-feira, 29 de abril de 2011

Educação em Fortaleza] O desabafo de um professor municipal para o Blog Eliomar de Lima!!!

O professor Francisco Djacyr Silva de Souza manda para este Blog uma nota, em clima de desabafo, contra a situação do ensino em Fortaleza. Ele lamenta que o quadro exposto pelo Município não seja a realidade que se tem nas escolas. Confira:

Caro Eliomar de Lima,
A situação dos educadores é de penúria e desencanto. Os governos em vigência atualmente estão provocando a desesperança dos educadores e transformando a educação em um verdadeiro caos. Não podemos aceitar que, em pleno Século XXI, professores tenham que fazer cota para comprar água, café e comida. Algumas escolas fazem a merenda sem tempero ou o sem famoso cheiro verde. Professores têm sido humilhados nos setores de lotação. Posso afirmar que há casos onde os educadores são lotados e, ao chegar à Escola, deparam-se com outro professor em seu lugar.
A verdade clara é que a classe docente está abandonada pelas suas representações (APEOC e SINDIUTE) e desrespeitada pelo Governo e por setores da sociedade. A nós, resta apenas tentar dizer alguma coisa, mas não há tantos espaços, a não ser este como o seu, bastante democrático. Os Sindicatos, infelizmente, não representam mais a categoria e sim demandas políticas das correntes a que pertencem.
Há uma constante desvalorização da profissão. Verifique, se puder, as diretrizes da Secretaria Municipal da Educação para conferir os absurdos cometidos por uma administração antipopular e completamente deslocada do sentido da gestão do poder.
Infelizmente, não tenho espaços para dizer o que realmente acontece nas escolas municipais – e acho que em todas, pois há meios de comunicação que negam a informação real. O processo pedagógico de muitas escolas é sofrível, pois a falta de representatividade dos diretores – hoje biônicos e ligados a um vereador de plantão, faz com que os gestores se esqueçam de administrar, conforma o Projeto Político Pedagógico da Escola, e promovam perseguição a educadores , estímulo à delação premiada e, em muitos casos, delação premiada.
Há escolas onde o laboratório de informática não funciona há quase três meses e vária turmas têm sido fechadas pelo simples fato de não se ter um número suficiente de alunos, conforme o mercado, fazendo com que professores tenham que mendigar uma lotação.
Um convite: visitem a Secretaria Municipal de Educação, onde o acesso às instâncias superiores de tal pasta - incluido-se acesso à própria secretária, é negada a nós pobres mortais que também não temos a chance de apresentar projetos pedagógicos consistentes e exequíveis, se houver boa vontade.
A ânsia em mostrar serviço dos gestores municipais por números da educação está provocando um massacre dos educadores, alguns batendo em hospitais psiquiátricos e outros com algum tipo de doença. Nos últimos sete anos, foram muitos os professores que adoeceram e desistiram de ser educadores por falta do apoio pedagógico. Precisamos falar mais? Aho que não, mas gostaria, se possível, que você tornasse público este desabafo que não é puro revanchismo, visto que sou filiado ao Partido dos Trabalhadores. Jamais poderíamos concordar com tanta falta de consideração, falta de respeito e de consideração aos educadores. Neste momento o apoio da sociedade é crucial, mas, parece, ninguém entende.
Francisco Djacyr Silva de Souza,
Professor Municipal.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...