sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto ambiental do Croatá é exposto durante Congresso em São Paulo



O projeto ‘Cidade Limpa: é só jogar o lixo no lixo’, iniciativa dos estudantes do Pro Jovem Adolescente do distrito de Croatá, será apresentado nacionalmente pela enfermeira Lidiane Rebouças durante o V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, que acontece de 17 a 20 de abril, em São Paulo.

Realizado desde dezembro de 2010, o projeto tem como objetivo conscientizar a comunidade quanto à organização do lixo e a preservação do meio ambiente. “A ideia é educar a população para o manejo adequado do lixo, formando assim cidadãos mais conscientes”, explicou a orientadora social do Pro Jovem, Cristiane Brígido.

O projeto está sendo desenvolvido em três momentos. Primeiramente foram realizadas ações educativas junto aos jovens participantes do Pro Jovem Adolescente, tornando-os multiplicadores do ideal proposto pelo projeto junto a população em geral. No segundo momento, esses multiplicadores realizaram estratégias de impacto, tais como distribuição de panfletos informativos sobre manuseio do lixo; fixação de placas de advertência em locais impróprios; exposição de faixas em áreas estratégicas de maior circulação da população no distrito (praça, mercado público, postos de saúde, igreja); e pinturas de muros com a arte do grafite expondo mensagens educativas de cuidados ao meio ambiente.

A partir de agora os próprios jovens irão ministrar palestras nas escolas e na comunidade sobre preservação ambiental e saúde. Eles irão expor as experiências adquiridas no projeto. “A realização de atividades educativas que proponham a mudança de atitude por parte da população é um desafio permanente, cabendo ao profissional de saúde buscar a intersetorialidade, avaliação contínua, estabelecimento de metas e a realização de intervenções atrativas, criativas e impactantes”, destacou a enfermeira.

Para Cristiane Brígido já é possível perceber a mudança de hábito da comunidade. “Hoje percebemos que após colocarmos as placas proibitivas, as pessoas não estão mais colocando o lixo nos locais inadequados e também só colocam no dia da coleta”.

Conscientização

A produção de lixo é um dos maiores problemas ambientais, e não há como não produzir lixo. Podemos, no entanto, reduzir essa produção exagerada reutilizando esses materiais sempre que possível. Além da poluição visual, representa também um risco à saúde pública.
Fonte: PMSGA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...