terça-feira, 19 de abril de 2011

VIVO E CENTRO DRAGÃO DO MAR REALIZAM O 1° SEMINÁRIO “A SOCIEDADE EM REDE E TEATRO NO NORDESTE”

Iniciativa vai reunir um público da classe artística, estudantes e educadores da área teatral e pesquisadores nas áreas de cultura, educação, economia criativa e sustentabilidade

"A Vivo e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura trazem para o Nordeste o primeiro seminário “A Sociedade em Rede e o Teatro”, que será sediado em Fortaleza, entre os dias 29 de abril e 1° de maio. Com curadoria de Expedito Araújo, o evento contará com workshops, mesa redonda e palestras que abordarão temas como a sustentabilidade das artes cênicas, conceitos de economia criativa para o setor do teatro e as dinâmicas do artista gestor serão focos dos pilares conceituais em discussão.
O evento, gratuito, terá abertura às 20h, do dia 29 de abril, no Teatro do Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema). As inscrições também são gratuitas e estão abertas até o dia 24 de abril. Os interessados podem se inscrever através do email vivoencena@gmail.com e buscar todas as informações necessárias para as inscrições no endereço eletrônico www.seminariosvivoencena.blogspot.com. O público alvo é a classe artística, estudantes, educadores da área teatral e pesquisadores nas áreas de cultura, educação, economia criativa.
Além da palestra inaugural com o administrador, produtor e gestor cultural, Romulo Avelar o evento contará com a participação de renomados nomes da área cultural. A palestra intitulada “Produção e gestão cultural: desafios e paradoxos” abordará pontos extraídos do livro “O Avesso da Cena Notas sobre Produção e Gestão Cultural, partindo de uma breve análise do contexto cultural brasileiro.
No segundo dia de evento, o seminário traz o workshop “A experiência Teatral e o Encontro com o Outro”, coordenado pela docente titular do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, Maria Lúcia Pupo. A sessão de trabalho partirá de passagem de um texto mediante procedimentos de caráter lúdico. Ainda no mesmo dia, uma mesa redonda “Sustentabilidade no setor do teatro: Realidade ou Utopia?” traz a mediação do diretor brasiliense do Teatro do Concreto e professor da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Francis Wilker. Participarão da mesa Aldo Valentim, Fernanda Martins, Maninha Morais, Rachel Gadelha e Wlad Lima. A programação segue no domingo com convidados especialistas nos vetores de ação do Seminário.

Vivo EnCena
O Vivo EnCena, programa no qual está inserido o projeto ‘Seminário A Sociedade em Rede e o Teatro’, apropria-se da arte como ferramenta viva de acesso, reflexão e transformação. Ele faz parte da Política Cultural da Vivo, que tem como base conceitual o estímulo à formação de redes nos diversos setores artísticos. O programa Vivo EnCena faz no campo do teatro o que a empresa vem fazendo no campo da música com o Conexão Vivo e no campo audiovisual com o Vivo Arte.Mov. Todos estimulam o encontro de artistas em diferentes estágios de suas carreiras, promovendo intercâmbios na busca de resultados positivos sobre a trajetória e sustentabilidade de todos.

SERVIÇO
Seminário A Sociedade em Rede e o Teatro
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Inscrições: De 15 a 24 de abril de 2011
Realização: de 29 de abril a 1° de maio de 2011


Dia 29/4, Sexta-Feira, no teatro do Centro Dragão do Mar.
20h. Abertura do evento: palestra de abertura com Romulo Avelar “Produção e gestão cultural: desafios e paradoxos”
Dia 30/4, sábado, no teatro do Centro Dragão do Mar
9h00. Workshop “A experiência Teatral e o Encontro com o Outro”, com coordenação de Maria Lúcia Pupo
14h00. Mesa redonda “Sustentabilidade no Setor do Teatro: Realidade ou Utopia?”, com mediação de Francis Wilker e participação de Aldo Valentim, Fernanda Martins, Maninha Morais, Rachel Gadelha e Wald Lima.
18h30. Partilha de Experiências com Claudia Alves
Dia 01/5, domingo, no teatro do Centro Dragão do Mar
9h. Workshop “O Artista Gestor: Os Desafios da Contemporaneidade, com coordenação de Maria Helena Cunha
14h30 até 18h30. Workshop: “Negócios Culturais Sustentáveis”, com coordenação de Leonardo Brant "


Fonte: Parlato Comunicação - Assessoria de Imprensa da Vivo no Nordeste

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...