domingo, 26 de junho de 2011

Danúsio ALMEIDA - Tem História e Formação

Estudei sempre em Escola Pública do Ensino Infantil até o Superior. Nasci em Pentecoste a 80 km da nossa Capital Fortaleza e 20 km de Croatá (SGA). Filho de uma revendedora de cosméticos e de um pequeno comerciante em Pentecoste. Sou filho caçulo de quatro irmãos. Meu pai separou-se da minha mãe quanto tinha um ano de nascimento. Assim, minha mãe assumiu a responsabilidade de nos educar sozinha. Cuidando de casa e revendendo produtos da AVON cosméticos. Estudei o Ensino Infantil, o Fundamental e o Médio em Pentecoste. Enquanto, o Técnico e o Superior Estudei em Fortaleza.

O Ensino Infantil e o Fundamental na Escola Tabelião José Ribeiro Guimarães, mas conclui a 8° série na Escola Francisco Sá. Era o ano de 1980, foi um tempo de brincadeiras e aprendizado importante para minha formação estudantil, para meu futuro. Fiz muitos amigos, onde até hoje somos eternos sabedores do papel que é estudar. Terminei o Ensino Fundamental no ano de 1989. O Ensino Médio iniciei os meus estudos secundários em 1990 na Escola Padre Moreira (Hoje extinta). A Escola Padre Moreira pertencia ao município de Pentecoste, onde existia uma parceria com o Governo do Estado. O Ensino era o melhor da Região do Vale do Curu. Vinha muitos estudantes de cidades vizinhas. O Ensino era voltado para o Científico, para depois fazermos o Vestibular. Terminei em 1992. Nesta fase aqui participei da Banda de Música de Pentecoste. Tocando instrumento de palheta.

Terminando o Ensino Médio, comecei a trabalhar como músico percussionista de banda show até 1998. Mas sempre estudando em casa, fiz vários exames para Escola Técnica, conseguindo passar no ano de 2000 para o Curso Técnico em Turismo/Agenciamento e Guia. De 1995 a 2001 morei na Casa do Estudante. Também fiz vários vestibulares pela Universidade Federal do Ceará, logrando êxito em 2001, passando para o 1° semestre de Filosofia UFC no ano de 2002.

Da Casa do Estudante do Ceará fui para a Residência Universitária 125 da UFC. Sai do Bairro Meirelles fui para o Benfica. Estudei com os melhores professores de Filosofia do Brasil. Participei de vários encontros, simpósios e mini-cursos na UFC, na UECE, no ITEP. Conclui o meu curso superior em 05 de fevereiro de 2007 na Concha Acústica da UFC. E comecei a lecionar no dia 13 de fevereiro do mesmo ano na Escola Tabelião e Etelvina Gomes Bezerra em Pentecoste, cidade onde nasci e moro.

Passei no Concurso para Professor de Filosofia por tempo determinado em 2006, portanto comecei a lecionar em 2007, além de ensinar em Pentecoste (Comunidade de Serrota, Irapuá, Providência e Macacos) fui lotado também em Croatá (SGA) e São Luis do Curu. No ano de 2009 sou lotado em Fortaleza na Escola Irapuan Pinheiro, no bairro Conjunto Esperança. Em 2007 fiz o concurso para Professor efetivo do Município de SGA, onde fui efetivado desde maio de 2009 como professor de História, Arte-Educação e Ensino Religioso. Hoje sou lotado em História em SGA, onde desenvolvo um trabalho com enfoque na Cultura Afro Brasileiro tem como denominção Projeto Afro-Arte que trabalha com Arte, com a Música e História dos afrodescentes brasileiros. Também, na perspectiva de combate ao preconceito racial e ao respeito a diversidade das pessoas.

Em Setembro de 2010 pela UFC conclui a minha Especialização em Metodologias em Ciências Humanas e Sociais na mesma Universidade onde me acolheu e recebe sempre quando bato em sua porta. Por exemplo, hoje ainda continuo nos bancos da UFC, fazendo um curso de Extensão sobre a História da África. Curso que faz a diferença para um Professor Ético e que não se vende para um Partido X e nem a alma para o mal.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...