terça-feira, 21 de junho de 2011

EEEP de Pentecoste capacitará jovens para projetos estruturantes do Pecém

O município de Pentecoste, no Vale do Curu, recebeu nesta terça-feira (21) a 75ª Escola Estadual de Ensino Profissionalizante . A unidade educacional foi inaugurada pelo governador Cid Gomes, que classificou a obra como um importante equipamento na capacitação dos jovens da Região. Segundo ele, o Vale do Curu será uma das regiões do Estado que mais se desenvolverá devido a instalação de projetos estruturantes no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), e por isso a necessidade de ter uma obra como essa para capacitar os jovens da própria região e garantir que eles tenham acesso ao mercado de trabalho. “Até 2007, quando o Ceará não contava com nenhuma escola profissionalizante, existia o receio de trazer a Siderúrgica, a Refinaria e não ter pessoas capacitadas para trabalhar nesses empreendimentos. Agora estamos dando um passo importante no futuro dessa Região e de todos o Estado com as cerca de 140 Escolas como essa que serão construída pelo Governo Estadual”, destacou.

Na EEEP os alunos terão a possibilidade de cursar o Ensino Médio normal e no segundo período do dia fazer um curso profissionalizante. Nela serão ofertados os cursos de Informática, Agroindústria, Aquicultura e Comércio. Na avaliação da secretária estadual da Educação, Izolda Cela, a Escola tem uma situação muito promissora. “O Governo do Estado, através da Seduc, e todos aqueles que vão fazer parte dessa unidade vão se empenhar para que essa seja uma boa Escola, e que ela posso ofertar bons projetos. Progressivamente ela vai ajudar a transformar a face do município”, discursou Izolda.

Na obra, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), investiu R$ 8,3 milhões. O montante foi destinado na construção do prédio que tem 4,5 mil metros quadrados e conta com 12 salas de aula. Assim como as outras unidades já inauguradas, a Escola é composta também por Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, Ginásio Poliesportivo e Teatro de Arena.

A professora de Biologia, Irismar de Almeida, foi uma, das muitas docentes, que agradeceram ao Governador a instalação da Escola em Pentecoste. Segundo ela, os alunos terão a oportunidade de estudar em um colégio de qualidade, com laboratórios para que possam comprovar na prática o que é ensinado diariamente na unidade. “Agradeço como pentecostense, como professora e como mãe a oportunidade que nossos filhos vão ter de estudar em um colégio tão qualificado. Essa é a oportunidade que nós pais não tivemos”, ressaltou.

Convênio

Na ocasião da inauguração, foi assinado um convênio entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), e a Universidade Federal do Ceará (UFC) para que a Universidade seja cogestora da EEEP de Pentecoste. Segundo o convênio, a UFC dará suporte às atividades desenvolvidas na Escola. “O objetivo disso é que possamos ancorar essa Escola em boa parcerias”, explicou Izolda.

Presente na solenidade, o vice-reitor da Universidade, Professor Henri Campus, ressaltou que essa é “apenas mais uma parceria exitosa, de tantas outras que a UFC tem com Secretaria”, concluiu. A mediação entre a EEEP e a UFC se dará através da Coordenadoria de Articulação Escola-Universidade.

A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho; dos deputados federais João Ananias e José Airton, prefeitos e autoridades da Região. Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...