A violação dos direitos de crianças e adolescentes pelo Estado será tema do seminário "Pelo direito de viver com dignidade", nos dias 16 e 17 de junho, no auditório do Departamento de Ciências Sociais da UFC (Área 3 do Centro de Humanidades).
Trata-se de uma promoção do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca) e da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced), em parceria com o Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC, a ONG Visão Mundial e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República As inscrições podem ser feitas, até o dia do evento, no site do Cedeca.
Durante o Seminário, será apresentada pesquisa da Anced que trata dos homicídios de adolescentes nos centros de privação de liberdade no Brasil. Também será discutido o resultado do acompanhamento de casos nacionais de violações de direitos humanos daquele público, realizado pela Associação e compilado na publicação "Repensando a proteção jurídico-social: intervenções exemplares em violações de Direitos Humanos de crianças e adolescentes".
A programação se iniciará às 19h do dia 16 de junho, com a mesa de abertura seguida do debate sobre "O Estado e a garantia dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medidas socio-educativas", que contará com a participação de Liliane Silva (coordenadora da Pesquisa "Pelo direito de viver com dignidade"); Marina Aires (pesquisadora e assessora jurídica do Cedeca-Ceará); Leonardo Sá (pesquisador do LEV/UFC); Rejane Vasconcelos (doutora em Sociologia da UFC) e Francisco Lemos (membro da coordenação da ANCED).
A programação completa dos dois dias de evento pode ser encontrada no site do Cedeca.
Fonte: Prof. Leonardo Sá, pesquisador do LEV da UFC - (fone: 85 3366 7423 / 3366 7425)
Nenhum comentário:
Postar um comentário